Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11261
Tipo: Dissertação
Título: Ensino de Tato para Crianças com Transtorno do Espectro Autista com Estímulos Discriminativos Mais Preferíveis e Menos Preferíveis
Autor(es): Amanda Carolina Botareli Cesar
Primeiro orientador: Lucas Ferraz Cordova
Resumo: O presente estudo tem como intuito avaliar o aprendizado do operante verbal tato em crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), comparando dois métodos de ensino após avaliação de itens preferíveis. Um dos métodos empregou estímulos discriminativos com itens mais preferíveis, enquanto o outro utilizou como estímulos itens menos preferíveis. Foram explicitadas as características diagnósticas descritas pelo Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM V) do espectro, ressaltando os déficits persistentes na comunicação. Os comportamentos verbais foram categorizados com base nas definições de operantes verbais, mais especificamente o tato, foco da pesquisa em questão. Definido por Skinner como o operante verbal em que a resposta é controlada por um estímulo antecedente não verbal (p. ex. um objeto, uma ação ou uma propriedade) e essa resposta é fortalecida por um estímulo reforçador generalizado. Utilizou-se de desenho experimental de caso único 3 crianças com TEA entre 6 e 7 anos que passaram, uma de cada vez, pelo procedimento para o ensino do operante verbal tato. Para o treino, foram utilizados estímulos reforçadores selecionados pelos participantes e estímulos menos reforçadores selecionados pela experimentadora. A pesquisa apresenta os resultados obtidos do treino tato comparando as duas estratégias de ensino adotadas.
Abstract: This study aims to evaluate the tact verbal operant learning in children diagnosed with Autistic Spectrum Disorder (ASD), comparing two teaching methods after preferred items assessment. One of the methods applied discriminative stimuli with most preferred items, while the other one used less preferred items as stimuli. The diagnostic criteria for the spectrum are included, as outlined in the Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders (DSM-5), emphasizing the persistent deficits in social communication. Verbal behaviors were classified based on verbal operant definitions, more specifically, tact, which is the focus of this study. Tact is defined by Skinner as the verbal operant which response is controlled by a prior nonverbal stimulus (such as an object, event, or property), and this response is maintained by nonspecific social reinforcement. For the single-case experimental design, the subjects were 3 children with ASD between 6 and 7 years old, who have each been through the procedure for teaching tacting, one at a time. During the training, reinforcing stimuli selected by the participants were applied, as well as less reinforcing stimuli selected by the experimenter. This research presents the tact training results, comparing both teaching strategies adopted.
Palavras-chave: Comportamento verbal
Autismo
Tato
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11261
Data do documento: 2024
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissertação - Defesa - Amanda Botareli FINAL.pdf1,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.