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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11202
Tipo: | Tese |
Título: | DESENVOLVIMENTO DE MODELOS DE APRENDIZAGEM EM SUBSTITUIÇÃO AO USO ANIMAL PARA ALUNOS DA DISCIPLINA DE TÉCNICA CIRÚRGICA VETERINÁRIA |
Autor(es): | Natalia Yoshioka de Vidis |
Primeiro orientador: | Mariana Isa Poci Palumbo |
Resumo: | Para se tornar um cirurgião é necessário não somente o conhecimento, mas também a aquisição de habilidades técnicas além do constante treinamento. Por muitos anos o ensino relacionado a cirurgia utilizou animais vivos, porém atualmente vem sendo desestimulado em todo mundo devido ao sofrimento causados aos mesmos. Embora o uso de animais vivos em aulas tenha diminuído, é inegável que o treinamento prático dos estudantes é primordial para adquirir habilidade operatória. A formação pode ser iniciada através de estudos dirigidos, vídeo aulas, uso de cadáveres, programas de realidade virtual, peças anatômicas em impressão 3D e manequins. Esses dispositivos podem variar de modelos de baixa fidelidade, criados a partir de materiais do dia a dia, até de alta qualidade utilizando mecanismos baseados em realidade virtual, aumentando a fidelidade. O presente trabalho avaliou a aceitabilidade de modelos de aprendizagem na disciplina de Técnica Cirúrgica Veterinária para propagação do conhecimento alternativo ao uso de animais no ensino. Foram descritos materiais e técnicas de confecções dos modelos de aprendizagem. Foi possível realizar um modelo para treinamento de ovariohisterectomia (OHE) e outro para treinamento de suturas com pele de silicone. Foi possível realizar a simulação de ligaduras vasculares com ambos os protótipos. Para validação dos manequins cirúrgicos setenta e oito acadêmicos, regularmente matriculados na disciplina de Técnica Cirúrgica Veterinária e cinco cirurgiões veterinários da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul participaram do estudo. A primeira etapa consistia em treinamento das suturas e nós nos bastidores e em língua bovina. Na segunda etapa, os alunos foram convidados a assistir à demonstração da técnica três pinças para ovariohisterectomia (OHE) pela docente da disciplina. Nas etapas seguintes, os participantes replicaram o procedimento na ordem: manequim, cadáver e animal vivo. Ao final de cada etapa, questionários foram respondidos por eles, com a finalidade de avaliar sua experiência em cada atividade proposta. Mais de 90% dos estudantes recomendariam o bastidor de pele sintética de silicone para outros colegas. Mais de 70% dos alunos recomendariam o manequim cirúrgico para uso na graduação em Medicina Veterinária. Setenta e cinco por cento dos graduandos aprovou o uso do manequim previamente a cirurgia em animal vivo. Quase 80% dos discentes relataram que o manequim foi útil no treinamento cirúrgico da OHE. Todos os cirurgiões veterinários, participantes da pesquisa, concordaram com a importância do uso do simulador previamente a cirurgia real. Diante dos resultados, foi possível concluir que o uso de manequins oferece uma série de benefícios científicos e práticos, permitindo assim, que os profissionais pratiquem procedimentos em um ambiente controlado, sem colocar pacientes em risco. |
Abstract: | Becoming a surgeon requires the acquisition of knowledge and technical skills and undergoing continuous training. For many years, surgery has been taught using live animals; however, this practice is currently being discouraged worldwide because of the suffering caused to the animals. Although the use of live animals in classrooms has decreased, practical training is essential for the acquisition of surgical skills. Training can be initiated through directed studies, video lessons, the use of cadavers, virtual reality programs, and 3D-printed anatomical parts and mannequins. These devices range from low-fidelity models created from everyday materials to high-quality models using virtual reality–based mechanisms that are more realistic. This study assessed the acceptability of learning models other than the use of animals for teaching in the veterinary surgical technique course to disseminate knowledge. Materials and techniques used to construct learning models were described. A model was developed for training in ovariohysterectomy (OHE) and another model was developed for training in silicone skin sutures. It was also possible to simulate vascular ligatures using both prototypes. To validate the surgical mannequins, 78 students regularly enrolled in the veterinary surgical technique course and 5 veterinary surgeons from the Federal University of Mato Grosso do Sul participated in the study. The first step consisted of training in sutures and knots on practice materials and the bovine tongue. In the second stage, the students were invited to watch the lecturer demonstrate the three-clamp technique for OHE. In the following stages, the participants replicated the procedure in the following order: mannequin, cadaver, and live animal. At the end of each stage, the participants completed a questionnaire to evaluate their experience of each activity. More than 90% of the students stated that they would recommend training with silicone skin to other colleagues. More than 70% of the students stated that they would recommend the surgical mannequin for use in undergraduate veterinary medicine. Approximately 75% of the undergraduates approved the use of a mannequin before surgery on a live animal. Almost 80% of the students reported that the mannequin was useful in OHE surgical training. All veterinary surgeons who participated in the survey agreed on the importance of using the simulator before actual surgery. Results showed that the use of mannequins offers a series of scientific and practical benefits by allowing professionals to practice procedures in a controlled environment without putting patients at risk. |
Palavras-chave: | alternativas ao uso animal, cirurgia, ensino, manequim |
País: | Brasil |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11202 |
Data do documento: | 2024 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Ciências Veterinárias |
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