Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11095
Tipo: | Dissertação |
Título: | Arcane: Lógica transmídia e a construção de universos ficcionais |
Autor(es): | LUÍS GABRIEL PEREIRA DA SILVA |
Primeiro orientador: | Julio Carlos Bezerra |
Resumo: | Esta pesquisa analisa o universo transmidiático de League of Legends e sua expansão na série Arcane, integrando conceitos de transmídia e paratextos a partir das teorias de Jenkins (2006) e Gray (2010). O estudo investiga como Arcane, inicialmente concebida como um paratexto, transita para a esfera do cânone transmidiático, exemplificando a flexibilidade e fluidez das narrativas contemporâneas. Enquanto o jogo oferece aos jogadores uma interação direta com o universo ficcional, Arcane aprofunda as histórias e motivações dos personagens, tornando-se uma peça indispensável para a compreensão do universo de Runeterra. A narrativa transmídia se estrutura em múltiplas plataformas, com cada mídia contribuindo de forma única e indispensável para a experiência narrativa. Gray complementa essa perspectiva ao destacar que os paratextos podem enriquecer ou modificar a percepção da obra principal, muitas vezes migrando para uma posição de centralidade. A pesquisa explora como exemplifica essa transição, consolidando-se como uma obra central no universo de League of Legends graças à sua profundidade narrativa e ampla recepção com a crítica e público. As análises narrativa e fílmica revelam que a forma e o conteúdo de Arcane são inseparáveis e complementares. A estética visual e sonora da série potencializa os conflitos e as motivações dos personagens, criando um diálogo que redefine os limites das narrativas transmidiáticas. Ao explorar essa dinâmica, a pesquisa mostra que o sucesso de Arcane não está apenas em sua narrativa, mas na maneira como essa história é apresentada, expandindo e ressignificando o universo de League of Legends. Essa abordagem destaca a importância dos paratextos e das mídias complementares na construção de universos narrativos complexos, contribuindo para os estudos contemporâneos de transmídia, cultura digital e audiovisual. |
Abstract: | This research analyzes the transmedia universe of League of Legends and its expansion through the series Arcane, integrating concepts of transmedia and paratexts based on the theories of Jenkins (2006) and Gray (2010). The study investigates how Arcane, initially conceived as a paratext, transitions into the realm of transmedia canon, exemplifying the flexibility and fluidity of contemporary narratives. While the game offers players direct interaction with the fictional universe, Arcane delves deeper into the characters' stories and motivations, becoming an essential piece for understanding the universe of Runeterra. Transmedia storytelling is structured across multiple platforms, with each medium contributing uniquely and indispensably to the narrative experience. Gray complements this perspective by highlighting how paratexts can enrich or alter the perception of the main work, often shifting to a central role. This research explores how Arcane exemplifies this transition, establishing itself as a central work in the League of Legends universe due to its narrative depth and widespread acclaim from critics and audiences alike. Narrative and filmic analyses reveal that the form and content of Arcane are inseparable and complementary. The series' visual and auditory aesthetics enhance the characters' conflicts and motivations, creating a dialogue that redefines the boundaries of transmedia narratives. By exploring this dynamic, the research demonstrates that Arcane's success lies not only in its story but also in how that story is presented, expanding and redefining the League of Legends universe. This approach underscores the importance of paratexts and complementary media in constructing complex narrative universes, contributing to contemporary studies in transmedia, digital culture, and audiovisual storytelling |
Palavras-chave: | Audiovisual Transmídia Paratexos Arcane League of Legends. |
País: | Brasil |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11095 |
Data do documento: | 2024 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Comunicação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Dissertação Final - Luis Gabriel.pdf | 3,55 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.