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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: REFLEXÕES ACERCA DE GÊNERO E BRINCADEIRAS NOS ANOS INICIAIS
Autor(es): STÉFANY MAYARA DA CONCEIÇÃO
JULIANE VICTÓRIO MARTINEZ LIMA
Primeiro orientador: ELAINE GOMES FERRO
Resumo: O presente trabalho apresenta reflexões acerca de gênero e brincadeiras nos Anos Iniciais. O objetivo central do estudo foi o de analisar as relações de gênero na escola, a partir da perspectiva das brincadeiras por meio de um levantamento teórico em repositórios nacionais. A pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa a partir dos levantamentos de trabalhos disponíveis no site Google Acadêmico e SciELO-Scientific Electronic Library Online. Os resultados demonstraram que as brincadeiras na escola acabam por reproduzir o sexismo na sociedade e isso pode ser evidenciado por meio das brincadeiras das crianças no espaço escolar. Ademais a pesquisa evidenciou que os docentes possuem um papel de destaque na superação de práticas sexistas na escola, no entanto muitos ainda possuem dificuldade para tratar do tema ou não receberam formação adequada para isso. Ao final conclui-se que que todas as crianças merecem ser feliz e brincar com liberdade, sem julgamentos explorando todas as suas potencialidades, independente de seu gênero.
Abstract: This work presents reflections on gender and games in the Early Years. The central objective of the study was to analyze gender relations at school, from the perspective of games through a theoretical survey in national repositories. The research used a qualitative approach based on surveys of works available on the Google Scholar website and SciELO-Scientific Electronic Library Online. The results demonstrated that games at school end up reproducing sexism in society and this can be evidenced through children's games at school. Furthermore, the research showed that teachers play a prominent role in overcoming sexist practices at school, however many still have difficulty dealing with the issue or have not received adequate training to do so. In the end, it is concluded that all children deserve to be happy and play freely, without judgment, exploring all their potential, regardless of their gender.
Palavras-chave: Anos Iniciais
Gênero
Brincadeiras
Escola
Docentes.
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11087
Data do documento: 2025
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