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dc.creatorSilveira, Ana Cristina Brandini-
dc.date.accessioned2012-03-23T13:07:07Z-
dc.date.available2021-09-30T19:57:17Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1098-
dc.description.abstractLectura analitica de Solo de Clarineta (1976), de Érico Verissimo, enfocando la cuestión de la configuración de las formas confesionales, especialmente, la escrita de las memórias. Para eso, son empleados conceptos presentados por Lejeune (1994); Caballé (1995) y Halbwachs (1990). Después de la lectura de la critica de dichas memórias, buscase la singularidad del Solo: los elementos constitutivos y distintivos en la composición de los dos tomos que lo completan. Como parte integrante de la reflexión sobre la composición, es discutida la autoria, puesto que el según tomo fué organizado por Flávio Loureiro Chaves. Al fin, después de investigar las variaciones del discurso autobiográfico de Solo de Clarineta con el objetivo de reconocer su organización própria, identificase la forma de memórias como predominante, o mejor, como matriz de los subgéneros que la componen; como la autobiografia, el auto-retrato y la narrativa de viajes que se desarrolla como testimonio o relato de viajes.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMemóriaspt_BR
dc.subjectLiteratura Autobiográficapt_BR
dc.subjectSolo de Clarinetapt_BR
dc.subjectDiscurso Autobiográfico-
dc.subjectÉrico Verissimo-
dc.subjectEscrita de Memórias-
dc.subjectFormas Confessionais-
dc.subjectAutorretrato-
dc.subjectNarrativa de Viagem-
dc.subjectAutobiografia-
dc.subjectCrítica Literária-
dc.subjectAutoria-
dc.titleA configuração das memórias em Solo de clarineta de Érico Verissimopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Maciel, Sheila Dias-
dc.description.resumoAnálise do discurso autobiográfico em Solo de Clarineta (1976), de Érico Verissimo, focalizando a questão da configuração das formas confessionais e, dentre elas, a da escrita das memórias. Para tanto, utilizam-se conceitos apresentados por Lejeune (1994), Caballé (1995) e Halbwachs (1990). Após a leitura da critica sobre a obra, busca-se a singularidade desse Solo: seus elementos constitutivos e distintivos no processo de composição dos dois tomos que o completam. Como parte integrante da reflexão do processo composicional discute-se também a questão da autoria, visto que o segundo tomo foi organizado por Flávio Loureiro Chaves. Por último, após investigar as variações do discurso autobiográfico de Solo de Clarineta no intuito de identificar-lhe a organização particular, reconhece-se a forma das memórias como predominante, ou seja, como matriz dos demais subgeneros que a compõem, tal como a autobiografia, o auto-retrato e a narrativa de viagens que se desenvolve como depoimento ou relato autobiográfico.-
Aparece nas coleções:CPTL - Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLetras)
Programa de Pós-graduação em Letras (Campus de Três Lagoas)

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