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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10986
Tipo: | Dissertação |
Título: | AS ESCOLAS MUNICIPAIS DE CORUMBÁ E AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE PREVENÇÃO AO USO DE DROGAS. |
Autor(es): | JAQUELINE PAGUNG RIBEIRO |
Primeiro orientador: | Claudia Araujo de Lima |
Resumo: | A presente pesquisa aborda como tema central as políticas públicas sobre drogas nas escolas municipais urbanas da cidade de Corumbá-MS. Em relação à sua metodologia, esta se caracteriza pela análise de documentos e por ser uma pesquisa qualitativa e quantitativa, cuja coleta de dados foi realizada por meio de um questionário estruturado. Este questionário visava investigar o contato, ou a falta dele, de alunos do 5º ao 9º ano de 14 escolas urbanas do município de Corumbá com as drogas, para avaliar quais políticas públicas estão sendo implementadas sobre este tema. O referencial teórico abrange temas que vão desde a socialização primária versus socialização secundária, as escolas e sua evolução temporal e interação familiar, até uma breve história sobre o trajeto das drogas no mundo até chegar à nossa cidade. A escolha por este referencial teórico permite compreender as mudanças na sociedade e o papel desenvolvido pela instituição escolar ao longo dos anos, além de definir o que lhe cabe nos dias atuais. Os resultados foram analisados a partir das respostas dos alunos ao questionário do programa de Práticas de Ações Educacionais da Secretaria Municipal de Educação. Com este questionário, foi possível avaliar o comportamento dos alunos em relação às drogas e entender em que medida a família, ou a ausência dela, contribui para o crescente número de jovens iniciando o consumo de drogas, bem como a influência deste contato na projeção de futuro deles. De fato, pode-se afirmar que a pesquisa revelou a triste realidade de que não existe, no município, uma política pública coesa e eficiente capaz de reverter essa situação. |
Abstract: | The current research focuses on the central theme of public policies on drugs in urban municipal schools in the city of Corumbá-MS. Regarding its methodology, it is characterized by document analysis and by being a qualitative and quantitative research, whose data collection was carried out through a structured questionnaire. This questionnaire aimed to investigate the contact, or lack thereof, of students from 5th to 9th grade of 14 urban schools in the municipality of Corumbá with drugs, to assess which public policies are being implemented on this topic. The theoretical framework covers topics ranging from primary versus secondary socialization, schools and their temporal evolution and family interaction, to a brief history of the drug route in the world until reaching our city. Choosing this theoretical framework allows understanding the changes in society and the role developed by the school institution over the years, in addition to defining what it is responsible for today. The results were analyzed based on the students' responses to the questionnaire from the Educational Action Practices program of the Municipal Education Department. With this questionnaire, it was possible to assess the behavior of students in relation to drugs and understand to what extent the family, or its absence, contributes to the increasing number of young people starting drug use, as well as how this contact influences their future projection. Indeed, it can be stated that the research revealed the sad reality that there is no cohesive and efficient public policy in the municipality capable of reversing this situation. |
Palavras-chave: | . |
País: | Brasil |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10986 |
Data do documento: | 2024 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Corumbá) |
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