Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10962
Tipo: | Dissertação |
Título: | OS SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS E GEOPALEONTOLÓGICOS DE RIO VERDE DE MATO GROSSO-MS E SUAS POTENCIALIDADES COMO RECURSOS PEDAGÓGICOS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA |
Autor(es): | RAFAEL SIMÕES GALVÃO |
Primeiro orientador: | Vicentina Socorro da Anunciacao |
Resumo: | O município de Rio Verde de Mato Grosso/MS está localizado entre o planalto e a bacia sedimentar do Pantanal, e no contexto geológico de afloramentos da formação sedimentar conhecida como Ponta Grossa. O presente trabalho busca contribuir para o ensino de Geografia, a partir do contexto ambiental em que o município se encontra, inerente a sítios arqueológicos e geopaleontológicos. Partindo do pressuposto de que a Geografia é uma ciência interdisciplinar e multidisciplinar e está presente na sociedade, acredita-se que enquanto disciplina escolar faça parte da realidade e do entorno de onde os estudantes se encontram inseridos. A pesquisa tem como objetivo analisar o potencial geopaleontológico e arqueológico como recurso pedagógico no ensino de Geografia e apresentar estratégias de ensino e de aprendizagem aplicáveis à realidade e proporcionar aos alunos o reconhecimento de uma identidade regional e valorizar e proteger o patrimônio ao seu redor. Para alcançar os objetivos propostos, foram realizadas revisões bibliográficas sobre o tema, bem como pesquisas de campo para identificar as potencialidades educativas dos sítios arqueológicos e geopaleontológicos presentes na região e entrevistas com professores de Geografia da rede estadual de ensino. Os resultados da pesquisa apontam contribuições para a aplicação de abordagens de linguagens no ensino de Geografia partindo do ambiente circundante, instigando a preservação do patrimônio histórico-cultural e empoderando o aluno de conhecimento sincronizado ao contexto em que vivem. |
Abstract: | The municipality of Rio Verde de Mato Grosso/MS is located between the plateau and the Pantanal sedimentary basin, and in the geological context of outcrops of the sedimentary formation known as Ponta Grossa. This work seeks to contribute to the teaching of Geography, based on the context in which the municipality is located, inherent to the archaeological and geopaleontological sites of the Ponta Grossa formation. Based on the assumption that Geography is an interdisciplinary and multidisciplinary science and is present in society, it is believed that as a school subject it is part of the reality and environment in which students find themselves. The research aims to analyze the geopaleontological and archaeological potential as a pedagogical resource in Geography teaching and present teaching and learning strategies applicable to reality and provide students with the recognition of a regional identity and value and protect the heritage around them. To achieve the proposed objectives, bibliographical reviews were carried out on the topic, as well as field research to identify the educational potential of archaeological and geopaleontological sites present in the region and interviews with Geography teachers from the state education network. The research results point to contributions to the application of language approaches in Geography teaching based on the surrounding environment, instigating the preservation of historical-cultural heritage and empowering students with knowledge synchronized with the context in which they live. |
Palavras-chave: | Digite aqui as palavras-chave de sua Dissertação (até cinco palavras-chave) |
País: | Brasil |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10962 |
Data do documento: | 2024 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Geografia (Campus de Aquidauana) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO_rafael.pdf | 19,13 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.