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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1095
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Araújo, Amanda Eliane Lamônica | - |
dc.date.accessioned | 2012-03-23T12:27:32Z | - |
dc.date.available | 2021-09-30T19:56:35Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1095 | - |
dc.description.abstract | O processo de renovação da linguagem teatral, aliado às transformações de ordem econômica, política e social trouxeram subsídios para a criação de novas possibilidades de realização cênica, a partir da década de 1940, seja no plano da forma, seja no plano do conteúdo. Com efeito, as peças que emergiram pautadas por preceitos de ordem psicanalítica, foram importantes para o palco brasileiro. Com olhar lançado para as questões sociais e, fundamentalmente, para a ruptura com o teatro tradicional, sobretudo nos moldes da chamada “peça bem feita”, foram primordiais para a configuração de uma identidade da dramaturgia nacional. No que concerne à contemporaneidade, surgiram autores que trouxeram para o cerne das discussões a ordem política estabelecida, as relações familiares em crise e, especialmente, a preocupação com as questões relacionadas à identidade. Dessa forma, ancorando-se nos critérios propostos por Prado (1972) sobre o conceito de construção de personagens, Magaldi (1997, 1998) no que diz respeito a moderna dramaturgia brasileira; nas contribuições de Ryngaert (1996, 1998), Pavis (1999), Rosenfeld (1993, 1996) acerca das noções que configuram o discurso teatral; nos pressupostos de Leenhardt e Pesavento (1998) no que concerne à relação entre discurso histórico e narrativa literária e nos postulados de Cevasco (2003), Souza (2002), Hall (2003) e Escosteguy (2000) sobre a constituição e as temáticas dos Estudos Culturais, o objetivo geral deste trabalho é analisar a peça Jesus homem, de Plínio Marcos, à luz dos princípios teórico-analíticos dos Estudos Culturais, e, em específico, identificar e discutir as incursões da História na temática da peça e os processos de (des)identificação das personagens. Baseado em entrevistas, pesquisa bibliográfica e documental, o trabalho estrutura-se em três capítulos. O primeiro – “Os Estudos Culturais e a(s) leitura(s) de textos literários” – traz a análise e discussão dos dados à luz da teoria dos estudos socioculturais e focaliza o momento histórico brasileiro em que a peça foi concebida, especialmente no que se refere à proximidade entre o período de exceção e a abertura política brasileira. O segundo – “Criação artística pliniana: uma fortuna crítica” – convoca o lado político-engajado do teatro pliniano e do próprio autor, convocando trabalhos já realizados sobre os textos do dramaturgo. “O político e o social no palco brasileiro: em cena, Jesus homem” é o objeto de análise no terceiro capítulo, que focaliza os discursos das personagens, bem como questões relacionadas ao teatro político que permeiam a peça. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Teatro Contemporâneo - Brasil | pt_BR |
dc.subject | Escritores | pt_BR |
dc.subject | Dramaturgos | pt_BR |
dc.subject | Literatura | pt_BR |
dc.subject | Análise do Discurso Narrativo | pt_BR |
dc.title | Do princípio ao verbo: teatralidade e representação em Jesus Homem, de Plínio Marcos | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Enedino, Wagner Corsino | - |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Letras (Campus de Três Lagoas) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Amanda Eliane Lamônica Araújo.pdf | 717,04 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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