Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1095
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorAraújo, Amanda Eliane Lamônica-
dc.date.accessioned2012-03-23T12:27:32Z-
dc.date.available2021-09-30T19:56:35Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1095-
dc.description.abstractO processo de renovação da linguagem teatral, aliado às transformações de ordem econômica, política e social trouxeram subsídios para a criação de novas possibilidades de realização cênica, a partir da década de 1940, seja no plano da forma, seja no plano do conteúdo. Com efeito, as peças que emergiram pautadas por preceitos de ordem psicanalítica, foram importantes para o palco brasileiro. Com olhar lançado para as questões sociais e, fundamentalmente, para a ruptura com o teatro tradicional, sobretudo nos moldes da chamada “peça bem feita”, foram primordiais para a configuração de uma identidade da dramaturgia nacional. No que concerne à contemporaneidade, surgiram autores que trouxeram para o cerne das discussões a ordem política estabelecida, as relações familiares em crise e, especialmente, a preocupação com as questões relacionadas à identidade. Dessa forma, ancorando-se nos critérios propostos por Prado (1972) sobre o conceito de construção de personagens, Magaldi (1997, 1998) no que diz respeito a moderna dramaturgia brasileira; nas contribuições de Ryngaert (1996, 1998), Pavis (1999), Rosenfeld (1993, 1996) acerca das noções que configuram o discurso teatral; nos pressupostos de Leenhardt e Pesavento (1998) no que concerne à relação entre discurso histórico e narrativa literária e nos postulados de Cevasco (2003), Souza (2002), Hall (2003) e Escosteguy (2000) sobre a constituição e as temáticas dos Estudos Culturais, o objetivo geral deste trabalho é analisar a peça Jesus homem, de Plínio Marcos, à luz dos princípios teórico-analíticos dos Estudos Culturais, e, em específico, identificar e discutir as incursões da História na temática da peça e os processos de (des)identificação das personagens. Baseado em entrevistas, pesquisa bibliográfica e documental, o trabalho estrutura-se em três capítulos. O primeiro – “Os Estudos Culturais e a(s) leitura(s) de textos literários” – traz a análise e discussão dos dados à luz da teoria dos estudos socioculturais e focaliza o momento histórico brasileiro em que a peça foi concebida, especialmente no que se refere à proximidade entre o período de exceção e a abertura política brasileira. O segundo – “Criação artística pliniana: uma fortuna crítica” – convoca o lado político-engajado do teatro pliniano e do próprio autor, convocando trabalhos já realizados sobre os textos do dramaturgo. “O político e o social no palco brasileiro: em cena, Jesus homem” é o objeto de análise no terceiro capítulo, que focaliza os discursos das personagens, bem como questões relacionadas ao teatro político que permeiam a peça.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTeatro Contemporâneo - Brasilpt_BR
dc.subjectEscritorespt_BR
dc.subjectDramaturgospt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectAnálise do Discurso Narrativopt_BR
dc.titleDo princípio ao verbo: teatralidade e representação em Jesus Homem, de Plínio Marcospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Enedino, Wagner Corsino-
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Letras (Campus de Três Lagoas)

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