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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10958
Tipo: | Dissertação |
Título: | POTENCIALIDADES DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES EM CORUMBÁ-MS. |
Autor(es): | MELINA MELGAR |
Primeiro orientador: | Claudia Araujo de Lima |
Resumo: | A pesquisa “POTENCIALIDADES DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES EM CORUMBÁ-MS” insere-se na linha de pesquisa Práticas educativas, formação de professores(as)/educadores(as) em espaços escolares e não escolares do Programa de Pós- graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus do Pantanal (UFMS-CPAN). A contação de histórias é uma ferramenta utilizada há milhares de anos e que pulsa atualmente em vários segmentos da sociedade, mas principalmente em espaços não escolares. Este estudo possui como objetivo geral analisar as potencialidades e contribuições da contação de histórias para o desenvolvimento de crianças a partir da ótica e percepções dos contadores de histórias, em espaços não escolares, presentes na cidade de Corumbá/MS; os objetivos específicos foram: (i) sistematizar as experiências da contação de histórias em espaços não escolares em Corumbá-MS; (ii) identificar as contribuições da contação de histórias na interação e desenvolvimento em espaços não escolares; (iii) identificar o olhar do contador de histórias no processo de planejamento e escolha para a realização das sessões de contação de histórias. O público do estudo foi composto por 11 sujeitos. Para tal fim, valeu-se de uma pesquisa qualitativa, bibliográfica, tomando como base dados bibliográficos e documentais a respeito da contação de histórias e do papel do contador/narrador, além de embasar-se na busca de resultados, no estudo de caso e análise de conteúdo sob a luz da teoria de Bardin (1977), para compreender a função e a importância dessa ferramenta no desenvolvimento de crianças presentes nesses espaços através de coleta de dados em formulário eletrônico. Análise e resultados presentes em VI categorias demonstraram as potencialidades da contação de histórias em impulsionar a imaginação, oralidade, pensamento crítico, reflexões, hipóteses, discussões, um repertório rico para o vocabulário, entre outros. Diante do exposto, é perceptível a sensibilidade presente nessa arte, e o quanto sua prática contribui para aqueles que participam das contações nesses espaços não escolares, além de permitir a troca de emoções e sentimentos para a formação da identidade. |
Abstract: | The research “POTENTIALITIES OF STORYTELLING IN NON-SCHOOL SPACES IN CORUMBÁ-MS” is part of the research line Educational practices, teacher/educator training in school and non-school spaces of the Graduate Program in Education at the Federal University of Mato Grosso do Sul - Pantanal Campus (UFMS-CPAN). Storytelling is a tool that has been used for thousands of years and currently resonates in various segments of society, but mainly in non-school spaces. This study's general objective is to analyze the potentialities and contributions of storytelling to children's development from the perspective and perceptions of storytellers in non-school spaces in the city of Corumbá/MS. The specific objectives were: (i) to systematize the experiences of storytelling in non- school spaces in Corumbá-MS; (ii) to identify the contributions of storytelling in interaction and development in non-school spaces; (iii) to identify the storyteller's perspective in the process of planning and selecting the storytelling sessions. The study population consisted of 11 subjects. To this end, a qualitative, bibliographic research approach was used, based on bibliographic and documentary data about storytelling and the role of the storyteller/narrator, as well as being based on the search for results, in case study and content analysis in light of Bardin's theory (1977), to understand the function and importance of this tool in the development of children present in these spaces through data collection via electronic forms. Analyses and results in VI categories demonstrated the potential of storytelling in boosting imagination, orality, critical thinking, reflections, hypotheses, discussions, a rich repertoire for vocabulary, among others. Given the above, the sensitivity inherent in this art is perceptible, as is how much its practice contributes to those who participate in storytelling in these non-school spaces, in addition to allowing the exchange of emotions and feelings for identity formation. |
Palavras-chave: | POTENCIALIDADES DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES EM CORUMBÁ-MS. |
País: | Brasil |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10958 |
Data do documento: | 2024 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Corumbá) |
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