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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10945
Tipo: | Dissertação |
Título: | EXPERIÊNCIAS EM ESCOLAS DE SAMBA DE CORUMBÁ: APRENDIZAGENS ÉTICO-ESTÉTICAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO SOCIAL |
Autor(es): | LYANNE PESSOA DE OLIVEIRA |
Primeiro orientador: | Erika Natacha Fernandes de Andrade |
Resumo: | Este trabalho vincula-se ao Programa de Pós-Graduação em Educação do Câmpus do Pantanal (CPAN) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), situando-se na linha 2 de pesquisa, “Práticas educativas, formação de professores(as)/educadores(as) em espaços escolares e não escolares”. As experiências de mestres em escolas de samba corumbaenses são tomadas como objeto de pesquisa. O objetivo geral da presente pesquisa foi identificar experiências mobilizadas por meio do carnaval e de escolas de samba de Corumbá, Mato Grosso do Sul (MS), discutindo suas relações com a formação estética. Para a consecução dessa finalidade, os objetivos específicos da pesquisa foram: (i) compreender os fins e os meios da educação social, assim como as suas relações com a educação estética; (ii) identificar as experiências vividas por mestres de escolas de samba de Corumbá/MS; e (iii) discutir as relações entre as experiências promovidas nos espaços de carnaval, bem como das escolas de samba de Corumbá/MS, a educação social e a formação estética. A pesquisa teve natureza qualitativa e exploratória, abarcando uma etapa de estudos bibliográficos e uma etapa de investigações empíricas. A principal técnica para a coleta de dados da pesquisa foi a entrevista semiestruturada. A análise dos dados coletados no trabalho empírico foi elaborada considerando a identificação das temáticas comuns apresentadas nas narrativas dos entrevistados. As discussões dos dados da pesquisa foram guiadas, principalmente, pelo aporte teórico de John Dewey e de Roberto DaMatta. Os resultados indicam que são experiências mobilizadas por meio do carnaval e de escolas de samba de Corumbá/MS: a democratização da cultura, o desenvolvimento de habilidades artísticas, a retomada da ligação entre a arte e a vida, a inversão social e cultural, a projeção de realidades inexistentes, que transcendem a realidade; a aprendizagem coletiva, onde os papéis se ampliam e o protagonismo de cada indivíduo vai além do que lhe é designado no dia a dia, a competitividade, que coexiste em uma relação dialética com a solidariedade comunitária, e a configuração de um ética que, suspendendo normas rígidas que ordenam o dia a dia, privilegia a igualdade e a celebração coletiva. As experiências identificadas por meio das narrativas dos mestres de escolas de samba de Corumbá/MS revelam uma profunda conexão com a formação estética. Verifica-se que a formação estética no espaço das escolas de samba tem potencial para fomentar aprendizagens ético-estéticas no contexto da educação social. |
Abstract: | This work is linked to the Postgraduate Program in Education at the Federal University of Mato Grosso do Sul (UFMS), Pantanal Campus (CPAN), and is located in research line 2, “Educational practices, teacher/educator training in school and non-school spaces”. The experiences of masters in Corumbá’s samba schools are taken as the object of research. The general objective of this research was to identify experiences mobilized through Carnival and samba schools in Corumbá, Mato Grosso do Sul (MS), discussing their relationship with aesthetic education. In order to achieve this goal, the specific objectives of the research were: (i) to understand the ends and means of social education, as well as its relationship with aesthetic education; (ii) to identify the experiences lived by masters of Corumbá/MS samba schools; and (iii) to discuss the relationships between the experiences promoted in Carnival spaces, as well as in Corumbá/MS samba schools, social education and aesthetic education. The research was qualitative and exploratory in nature, comprising a stage of bibliographical studies and a stage of empirical investigations. The main technique used to collect data was semi-structured interviews. The data collected in the empirical work was analyzed by identifying the common themes presented in the interviewees' narratives. Discussions of the research data were guided mainly by the theoretical contribution of John Dewey and Roberto DaMatta. The results indicate that these are experiences mobilized through Carnival and samba schools in Corumbá/MS: the democratization of culture, the development of artistic skills, the resumption of the link between art and life, social and cultural inversion, the projection of non-existent realities, which transcend reality; collective learning, where roles are expanded, and the protagonism of each individual goes beyond what is assigned to them on a daily basis, competitiveness that coexists in a dialectical relationship with community solidarity, and the configuration of an ethic that, suspending rigid norms that order daily life, privileges equality and collective celebration. The experiences identified through the narratives of Corumbá/MS samba school masters reveal a deep connection with aesthetic training. It can be seen that aesthetic training in samba schools has the potential to foster ethical-aesthetic learning in the context of social education. |
Palavras-chave: | . |
País: | Brasil |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10945 |
Data do documento: | 2024 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Corumbá) |
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