Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10940
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O PAPEL DA CARTOGRAFIA NA GEOGRAFIA ESCOLAR: ANÁLISE SOBRE O ENSINO MÉDIO NO CURRÍCULO DE REFERÊNCIA DE MATO GROSSO DO SUL CONSIDERANDO CAMINHOS E DESAFIOS NO ENSINO EM TRÊS LAGOAS -MS
Autor(es): Mariana Bethania de oliveira Costa
Primeiro orientador: VALERIA RODRIGUES PEREIRA
Resumo: Este trabalho faz uma análise sobre a cartografia no Currículo de Referência de Mato Grosso do Sul, tendo como objetivo principal analisar como a cartografia é abordada no ensino médio em escolas do município de Três Lagoas-MS. A pesquisa, de caráter qualitativo e exploratório, incluiu a análise de documentos normativos, revisão bibliográfica e entrevistas com docentes de Geografia do ensino médio. O estudo buscou compreender como a cartografia é abordada no documento curricular e a percepção de professores a respeito dos desafios enfrentados pelos docentes e as metodologias utilizadas para superar as dificuldades deste ensino. Os resultados apontam a necessidade de ampliar a abordagem cartográfica, especialmente no conjunto das competências e habilidades do componente curricular de Geografia, contribuindo para formação crítica dos estudantes e a sua capacidade de interpretação do espaço geográfico. Dessa forma, o estudo busca contribuir para uma compreensão mais ampla da cartografia, etapa ensino médio, no currículo sul-mato-grossense e suas implicações para a formação dos estudantes.
Abstract: This study analyzes cartography in the Curriculum Reference of Mato Grosso do Sul, with the main objective of examining how cartography is addressed in high school education in schools within the municipality of Três Lagoas-MS. The research, qualitative and exploratory in nature, included the analysis of normative documents, a literature review, and interviews with high school Geography teachers. The study aimed to understand how cartography is presented in the curriculum document and to explore teachers' perceptions regarding the challenges they face and the methodologies employed to overcome these difficulties. The results highlight the need to expand the approach to cartography, particularly within the set of competencies and skills of the Geography curricular component, contributing to students' critical development and their ability to interpret geographic space. Thus, this study seeks to contribute to a broader understanding of cartography in high school education within the Mato Grosso do Sul curriculum and its implications for student development.
Palavras-chave: Cartografia. Cartografia escolar. Currículo de referência. Ensino de geografia.
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10940
Data do documento: 2024
Aparece nas coleções:Geografia - Licenciatura (CPTL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
14538.pdf1,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.