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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10923
Tipo: | Dissertação |
Título: | A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA AS ESCOLAS DO CAMPO E ESCOLAS DAS ÁGUAS DO MUNICÍPIO DE CORUMBÁ/MS |
Autor(es): | JOECI DAS DORES GONÇALVES SAMBRANA |
Primeiro orientador: | Caroline Elizabel Blaszko |
Resumo: | Esta pesquisa é resultado de dois anos (2022-2024) de estudos no curso de Mestrado no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (PPGE/ UFMS-CPAN), vinculada à Linha de Pesquisa 2 - Práticas educativas, formação de professores(as)/educadores(as) em espaços escolares e não escolares. O tema emergiu de inquietações pessoais e profissionais, na condição de professora inserida em uma escola do campo do Município de Corumbá/MS. Perante as inquietações, apresenta-se o seguinte problema: as ações de formação continuada propostas pela Secretaria Municipal de Educação de Corumbá/MS (Semed) suprem e atendem às necessidades dos professores que atuam nas escolas do campo e escolas das águas da região local? Dessa forma, esta dissertação tem como objetivo compreender a formação continuada, organizada pela Semed, aos professores das escolas do campo e das águas de Corumbá/MS. E como objetivos específicos: 1) Averiguar a percepção dos professores das escolas do campo e das águas do município de Corumbá/MS sobre a formação continuada oferecida pela Semed; 2) Levantar a demanda de ofertas de ações de formações continuadas de professores para as escolas do campo e das águas, realizadas no ano de 2023 pela Semed do município de Corumbá/MS; 3) Conhecer como os organizadores das formações continuadas elaboram e avaliam as ações formativas destinadas aos professores das escolas do campo e das águas da Rede Municipal de Educação de Corumbá/MS; 4) Avaliar se o conteúdo das formações atende ao disposto no item 7.26 do Plano Municipal de Corumbá 2015-2025 (CORUMBÁ, 2015). Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, sendo coletados os dados por meio de entrevista semiestruturada, a qual foi realizada com professores das escolas do campo e escolas das águas e organizadores das formações continuadas da Semed. No total, foram entrevistados nove professores e três educadores que atuam na gerência das escolas do campo e das águas da Rede Municipal de Corumbá/MS em 2024 (Supervisor do Núcleo da Educação das Escolas do Campo, Supervisor do Núcleo de Educação das Escolas das Águas e Gerente de Políticas Públicas Educacionais da Semed). Os resultados evidenciam que as formações ofertadas até o momento são consideradas como relevantes por parte dos professores, porém ainda não respondem às suas expectativas, por não atenderem às especificidades presentes e elencadas nas escolas do campo e escolas das águas da Rede Municipal de Corumbá/MS. |
Abstract: | This research is the result of two years (2022-2024) of studies in the Master's course in the Postgraduate Program in Education at the Federal University of Mato Grosso do Sul (PPGE/ UFMS-CPAN), linked to Research Line 2 - Educational practices, training of teachers/educators in school and non-school spaces school, educational practices and social exclusion/inclusion. However, the theme emerged from personal and professional concerns, as a teacher in a rural school in the municipality of Corumbá/MS. In view of the concerns, the following problem arises: Do the continued training actions proposed by the Municipal Department of Education of Corumbá/MS (Semed) supply and meet the needs of teachers who work in rural schools and water schools in the local region? Its objective is to understand the continued training, organized by Semed, for teachers in rural and water schools in Corumbá/MS. And, as specific objectives: 1) Investigate the perception of teachers from rural and water schools in the municipality of Corumbá/MS regarding the continuing education offered by Semed; 2) Raise the demand for offers of continuing teacher training actions for rural and water schools, carried out in 2023 by Semed in the municipality of Corumbá/MS; 3) Know how the organizers of continuing training develop and evaluate training actions aimed at teachers in rural and water schools in the Municipal Education Network of Corumbá/MS; 4) Evaluate whether the content of the training meets the provisions of item 7.26 of the Municipal Plan of Corumbá 2015-2025 (CORUMBÁ, 2015). This is a qualitative research study, in which data was collected through interviews using a semi-structured questionnaire; one type of questionnaire was intended for teachers from rural schools and water schools and another for organizers of Semed 's continuing education programs. In total, nine teachers and three educators who work in the management of rural and water schools in the municipal network of Corumbá/MS were interviewed (Supervisor of the Education Center of Rural Schools, Supervisor of the Education Center of Water Schools and Manager of Public Educational Policies of Semed). In total, six rural schools and five water schools were involved. The results show that such training programs, although perceived as relevant by teachers, still do not meet their expectations, as they do not meet the specificities present and listed in rural schools and water schools in the municipal network of Corumbá/MS. KEYWORDS: Continuing Teacher Training; Country Schools; Water Schools. |
Palavras-chave: | . Formação Continuada Professores Escolas do Campo Escolas das Águas. |
País: | Brasil |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10923 |
Data do documento: | 2024 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Corumbá) |
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