Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10896
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: PERCEPÇÕES E CARACTERIZAÇÃO DE EGRESSOS DOS PROGRAMAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA E RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PIBID/PRP) SOBRE OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA
Autor(es): MATEUS JUNQUEIRA PEREIRA
Primeiro orientador: VALDECI LUIZ FONTOURA DOS SANTOS
Resumo: Este estudo investigou as percepções de egressos dos Programas PIBID e PRP (Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas) da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campus Três Lagoas, sobre os desafios enfrentados na docência e as contribuições partidas da participação dos mesmos nestes programas. A pesquisa foi realizada sob a ótica de modelo da metodologia do estudo de caso com oito egressos tendo como técnica para a coleta de dados o questionário. A análise das percepções dos egressos proporcionou uma avaliação crítica da efetividade dessas iniciativas na formação de professores e pode-se concluir que: a) a aproximação dos egressos à realidade das escolas de ensino básico em favor de competências práticas; b) A integração entre universidade e escola-campo, promovida pelos programas, foi essencial, fortalecendo o vínculo entre teoria e prática; c) embora os programas tenham promovido avanços significativos, ainda há lacunas relacionadas à diversidade de cenários educacionais; e, por fim; d) A necessidade de aperfeiçoamento contínuo desses programas é evidente, garantindo estratégias que ampliem seu alcance e eficácia. Palavras-chave: PIBID; PRP; Formação de Professores; Estudo de caso
Abstract: This study investigated the perceptions of graduates of the PIBID and PRP Programs (Biological Sciences Degree Course) at the Federal University of Mato Grosso do Sul, Campus Três Lagoas, about the challenges faced in teaching and the contributions made by their participation in these programs. The research was carried out from the perspective of a case study methodology model with eight graduates using the questionnaire as a data collection technique. The analysis of the perceptions of the graduates provided a critical assessment of the effectiveness of these initiatives in teacher training and it can be concluded that: a) the approximation of the graduates to the reality of basic education schools in favor of practical skills; b) The integration between university and school-field, promoted by the programs, was essential, strengthening the link between theory and practice; c) although the programs have promoted significant advances, there are still gaps related to the diversity of educational scenarios; and finally; d) The need for continuous improvement of these programs is evident, ensuring strategies that expand their reach and effectiveness. Keywords: PIBID; PRP; Teacher Training; Case study.
Palavras-chave: PIBID
PRP
Formação de Professores
Estudo de caso.
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10896
Data do documento: 2024
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas - Licenciatura (CPTL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
12783.pdf446,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.