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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: ESTUDO DA TEMPERATURA DO AR EM UMA DAS CICLOFAIXAS DA CIDADE DE TRÊS LAGOAS
Autor(es): SELMA SANTOS DE ARAUJO LIMA
Primeiro orientador: GISLENE FIGUEIREDO ORTIZ PORANGABA
Resumo: A cidade de Três Lagoas apresenta temperaturas extremas, com picos elevados de calor que dificultam o dia a dia dos usuários das ciclofaixas, as quais são pouco arborizadas. Essa condição torna o trajeto insalubre em determinados horários, como durante o período do almoço. Dado o reconhecimento da bicicleta como um meio de transporte alternativo que não polui o meio ambiente e é economicamente acessível para grande parte da população, destaca-se a relevância deste estudo. O objetivo deste trabalho é analisar a temperatura do ar em ciclofaixas, identificando os pontos mais quentes no recorte urbano estudado e investigando a intensidade da ilha de calor formada em uma das principais ciclofaixas da cidade de Três Lagoas. A pesquisa foi desenvolvida com base em uma revisão bibliográfica sobre estudos relacionados à temperatura do ar, fundamentada no Sistema Clima Urbano (SCU) de Monteiro (1976). Foi realizada a análise da temperatura do ar em uma das ciclofaixas da cidade de Três Lagoas, com o intuito de avaliar se ela oferece um bom condicionamento ambiental térmico para seus usuários. As medições de temperatura foram realizadas em diversos pontos ao longo da ciclofaixa, utilizando um transecto móvel com bicicleta no recorte de estudo. Os resultados evidenciaram que áreas com maior presença de arborização apresentam temperaturas mais amenas, enquanto as regiões com maior densidade de edificações são mais aquecidas. Assim, conclui-se que áreas arborizadas desempenham um papel significativo na mitigação do clima, tornando-se um fator essencial para o conforto térmico urbano.
Abstract: The city of Três Lagoas experiences extreme temperatures, with high peaks of heat that make daily life difficult for users of the cycle lanes, which are sparsely treed. This condition makes the journey unhealthy at certain times, such as during lunch period. Given the recognition of bicycles as an alternative means of transport that does not pollute the environment and is economically accessible to a large part of the population, the relevance of this study stands out. The objective of this work is to analyze the air temperature in cycle lanes, identifying the hottest points in the studied urban area and investigating the intensity of the heat island formed in one of the main cycle lanes in the city of Três Lagoas. The research was developed based on a bibliographic review on studies related to air temperature, based on Monteiro's Urban Climate System (SCU) (1976). An analysis of the air temperature was carried out in one of the cycle lanes in the city of Três Lagoas, with the aim of evaluating whether it offers good thermal environmental conditioning for its users. Temperature measurements were taken at several points along the cycle lane, using a mobile transect with a bicycle in the study area. The results showed that areas with a greater presence of trees have milder temperatures, while regions with a greater density of buildings are warmer. Thus, it is concluded that wooded areas play a significant role in climate mitigation, becoming an essential factor for urban thermal comfort.
Palavras-chave: Clima urbano
transecto móvel
bicicleta.
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10889
Data do documento: 2024
Aparece nas coleções:Geografia - Bacharelado (CPTL)

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