Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10877
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | AS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS E DIGITAIS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS DE NAVIRAÍ- MS |
Autor(es): | PAMELA CACERES |
Primeiro orientador: | CELIA REGINA DE CARVALHO |
Resumo: | Esta pesquisa busca compreender como as Tecnologias Assistivas (TA) e digitais contribuem para o processo de ensino aprendizagem dos alunos da educação inclusiva, especificamente nas salas de recursos multifuncionais (SRM) no município de Naviraí-MS. O estudo investiga o impacto dessas tecnologias no apoio ao desenvolvimento educacional e na inclusão escolar. A metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa, do tipo descritiva, por meio de entrevista semiestruturada e observação direta com duas professoras de duas salas de recursos multifuncionais da rede municipal. Os resultados do estudo apontam que as salas de recursos multifuncionais são de fundamental importância no desenvolvimento das crianças com deficiências ou transtornos. No entanto, para seu melhor funcionamento é visto a necessidade de investir na formação de professores bem como nos recursos e tecnologias acessíveis, para que assim as SRM tenham equipamentos adequados às necessidades específicas de cada criança. Além disso, com a pesquisa espera-se contribuir na reflexão de educadores sobre a importância das tecnologias assistivas na educação, ao mesmo tempo reforça a necessidade de investimentos e políticas públicas assertivas para garantir a qualidade da educação. |
Abstract: | This research seeks to understand how Assistive Technologies (AT) and digital technologies contribute to the teaching-learning process of students in inclusive education, specifically in multifunctional resource rooms (SRM) in the municipality of Naviraí-MS. The study investigates the impact of these technologies in supporting educational development and school inclusion. The methodology used was qualitative and descriptive, using semi- structured interviews and direct observation with two teachers from two multifunctional resource rooms in the municipal network. The results of the study show that multifunctional resource rooms are of fundamental importance in the development of children with disabilities or disorders. However, in order for them to work better, there is a need to invest in teacher training as well as accessible resources and technologies, so that the MROs have the right equipment to meet the specific needs of each child. The research also hopes to help educators reflect on the importance of assistive technologies in education, while at the same. |
Palavras-chave: | Sala de Recursos Multifuncionais Tecnologias Assistivas Inclusão. |
País: | |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Restrito |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10877 |
Data do documento: | 2024 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia - Licenciatura (CPNV) |
Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.