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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: UMA APROXIMAÇÃO À POLÍTICA DE CARREIRA E REMUNERAÇÃO DOCENTE EM MATO GROSSO DO SUL A PARTIR DE ARTIGOS CIENTÍFICOS
Autor(es): CAROLINA LUIZA FELDKIRCHER GONZAGA
Primeiro orientador: ALESSANDRA BERTASI NASCIMENTO
Resumo: Este estudo busca estabelecer o estado do conhecimento sobre as políticas de carreira e remuneração dos docentes na educação básica de Mato Grosso do Sul, considerando marcos legais e acordos entre o governo do estado e os docentes, contextualizados historicamente no período de 2016 a 2023. O levantamento realizado no Portal de Periódicos da CAPES retornou sete artigos, publicados no período, que abordaram a implementação do Fundeb e do PSPN, a atuação sindical, a evolução da política salarial e os desafios enfrentados pelos docentes do estado. A análise dos artigos ressalta a importância da valorização dos profissionais da educação e os impactos da conjuntura política e econômica, a complexidade da política de carreira e remuneração docente, enfatizando a necessidade de políticas que promovam a valorização e garantam condições adequadas de trabalho.
Abstract: This study seeks to establish the state of knowledge on career and remuneration policies for teachers in basic education in Mato Grosso do Sul, considering legal frameworks and agreements between the government and teachers, historically contextualized in the period from 2016 to 2023. The survey carried out on the CAPES Journal Portal returned seven articles, published in the period, which dealt with the implementation of Fundeb and the PSPN, union action, the evolution of salary policy and the challenges faced by teachers in the state. The analysis of the articles highlights the importance of valuing education professionals and the impacts of the political and economic situation, the complexity of the career policy and teacher remuneration, emphasizing the need for policies that promote valorization and guarantee adequate working conditions.
Palavras-chave: Política em Educação
Remuneração docente
Carreira docente
Mato Grosso do Sul.
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10812
Data do documento: 2024
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