Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10798
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | PROCESSO AVALIATIVO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: FICHA DE AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM NA REDE MUNICIPAL DE PONTA PORÃ |
Autor(es): | KESLY DIANE TAVARES MATTOSO |
Primeiro orientador: | DANIEL MARCOLINO CLAUDINO DE SOUSA |
Resumo: | Este artigo analisou as Fichas Avaliativas de Desenvolvimento e Aprendizagem voltadas para a Educação Infantil no município de Ponta Porã, com foco na identificação de atrasos no desenvolvimento das crianças e problemas de aprendizagem. Apontando que a avaliação é vista como um alerta importante para escolas, pais e sociedade sobre o progresso escolar, as Fichas são realizadas por meio de observações, relatórios e portfólios, sendo uma ferramenta importante para ajustar as práticas pedagógicas e acionar atendimento multidisciplinar. Foram consideradas e analisadas as orientações do Currículo de Ponta Porã para o preenchimento das Fichas, que, por sua vez, baseiam-se na teoria de Jean Piaget, que identifica avanços de desenvolvimento cognitivo, destacando a importância de intervenções adequadas. Concluiu-se neste artigo pela importância premente desse instrumento avaliativo no desenvolvimento e melhorias significativas na vida escolar e mesmo social das crianças. |
Abstract: | This article analyzed the Development and Learning Assessment Forms for Early Childhood Education in the municipality of Ponta Porã, with a focus on identifying delays in children's development and learning problems. Pointing out that evaluation is seen as an important alert for schools, parents and society about school progress, the forms are carried out through observations, reports and portfolios, and are an important tool for adjusting pedagogical practices and triggering multidisciplinary care. The guidelines of the Ponta Porã Curriculum for filling in the forms were considered and analyzed. These are based on Jean Piaget's theory, which identifies advances in cognitive development, highlighting the importance of appropriate interventions. The conclusion of this article is that this assessment tool is extremely important for the development and significant improvements in children's school and social lives. |
Palavras-chave: | Educação Infantil Avaliação Práticas Pedagógicas Ficha de Avaliação. |
País: | |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10798 |
Data do documento: | 2024 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia - Licenciatura (CPPP) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
14560.pdf | 448,61 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.