Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10779
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Memórias de Resistências: experiências de uma mulher transgênero na universidade |
Autor(es): | |
Primeiro orientador: | TELMA ROMILDA DUARTE VAZ |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo refletir sobre os desafios, lutas e resistências enfrentadas por mulheres transgêneras no contexto acadêmico, tomando como pano de fundo as narrativas da autora deste estudo. A pesquisa busca contribuir para ampliar a compreensão das experiências de corpos transexuais no ensino superior além de fomentar reflexões sobre a necessidade de políticas inclusivas que garantam a permanência e conclusão de curso de pessoas transgêneras na universidade. A metodologia baseou-se na pesquisa exploratória e na pesquisa Narrativa por tratar-se de abordagens que permitem a reflexão a partir da de estudos teóricos e empíricos ao mesmo em que valoriza a experiência e a subjetividade que coloca em pauta as barreiras impostas pelo sistema heteronormativo que tem reproduzido os ideias sociais patriarcais também no campo acadêmico. Os resultados da pesquisa indicam um contexto permeado por desafios que vão além dos obstáculos comuns aos estudantes, pois envolvem questões de preconceito, discriminação e exclusão social, que refletem as profundas desigualdades de sexo, gênero e identidade ainda presentes na sociedade contemporânea. |
Abstract: | This research aims to reflect on the challenges, struggles, and resistances faced by transgender women in the academic context, using the author's narratives as a backdrop. The study seeks to contribute to a broader understanding of the experiences of transgender bodies in higher education and to foster discussions on the need for inclusive policies that ensure the retention and graduation of transgender individuals in universities. The methodology was based on exploratory research and narrative inquiry, as these approaches enable reflections rooted in both theoretical and empirical studies while valuing personal experience and subjectivity. This perspective highlights the barriers imposed by the heteronormative system, which continues to reproduce patriarchal social ideals within the academic field. The research findings reveal a context marked by challenges that go beyond those commonly faced by students, involving issues of prejudice, discrimination, and social exclusion, which reflect the profound inequalities of sex, gender, and identity still present in contemporary society. Keywords: (Auto)Biographical Narrative Inquiry, Transgender Studies, Trans Woman, Travesti, University |
Palavras-chave: | Pesquisa Narrativa (Auto) biográfica Transexualidade Mulher Trans Travesti Universidade |
País: | |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10779 |
Data do documento: | 2024 |
Aparece nas coleções: | Ciências Sociais - Licenciatura (CPNV) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
16164.pdf | 475,64 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.