Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10762
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Mulheres e eleições no Mato Grosso do Sul: candidaturas femininas nas eleições de 2022
Autor(es): ANA CAROLINA PAIXAO DA SILVA
Primeiro orientador: DANIEL ESTEVAO RAMOS DE MIRANDA
Resumo: Pesquisa sobre a trajetória de mulheres que foram candidatas a deputada federal e estadual e suas dificuldades dentro de suas campanhas nas eleições de 2022.
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo analisar as trajetórias de mulheres candidatas aos cargos de deputada federal e estadual de Mato Grosso do Sul, nas eleições de 2022. Para isso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com essas mulheres, a fim de entender suas histórias dentro da política e também as dificuldades encontradas dentro da política partidária. A partir dessas entrevistas, foi analisado como o problema do financiamento político dentro dos partidos é um dos principais obstáculos encontrados dentro das candidaturas das mulheres em geral, assim como a falta de tempo devido às atividades cotidianas das mulheres e falta de apoio até mesmo dentro do partido político. Conclui-se então, que apesar de existirem cotas e políticas públicas criadas para minimizar as dificuldades de mulheres conseguirem ser eleitas, essas ainda precisam ser aprimoradas, para que a presença dessas mulheres seja cada vez mais respeitada e legitimada dentro da política brasileira.
Palavras-chave: Política
mulheres
financiamento político
cotas
desigualdade
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10762
Data do documento: 2024
Aparece nas coleções:Ciências Sociais - Bacharelado (FACH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
21217.pdf743,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.