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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10741
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO NO ENSINO SUPERIOR: A EXPERIÊNCIA DE UMA ESCOLA DE NEGÓCIOS LOCALIZADA NO CENTRO-OESTE |
Autor(es): | JAIR HENRIQUE DA SILVA COUTINHO |
Primeiro orientador: | SUSANA CIPRIANO DIAS RAFFAELLI |
Resumo: | Este estudo visa investigar a percepção de docentes sobre o processo de implementação da curricularização da extensão em uma escola de negócios localizada no Centro-Oeste do Brasil. A curricularização da extensão tornou-se obrigatória no ensino superior brasileiro a partir da Resolução nº 7/2018 do Ministério da Educação, como uma estratégia para fortalecer os vínculos entre a academia e a sociedade e tem sido objeto de intensa discussão nas políticas educacionais. A metodologia empregada neste estudo é qualitativa, envolvendo a análise das atividades de extensão para coletar dados por meio de entrevistas e informações sobre os projetos oferecidos pela instituição. Os principais resultados destacam tanto os motivadores quanto os dificultadores enfrentados pelos docentes, como a necessidade de maior apoio institucional e de parcerias externas para viabilizar as atividades de extensão de forma eficaz. Constatou-se, ainda, o impacto positivo do envolvimento dos alunos em projetos socialmente relevantes, mas também a presença de desafios operacionais e de engajamento por parte da sociedade. Sugere-se ampliar a pesquisa para outras instituições e explorar como o apoio externo pode ser fortalecido, oferecendo uma infraestrutura mais robusta para a continuidade das iniciativas extensionistas. |
Abstract: | Este estudo visa investigar a percepção de docentes sobre o processo de implementação da curricularização da extensão em uma escola de negócios localizada no Centro-Oeste do Brasil. A curricularização da extensão tornou-se obrigatória no ensino superior brasileiro a partir da Resolução nº 7/2018 do Ministério da Educação, como uma estratégia para fortalecer os vínculos entre a academia e a sociedade e tem sido objeto de intensa discussão nas políticas educacionais. A metodologia empregada neste estudo é qualitativa, envolvendo a análise das atividades de extensão para coletar dados por meio de entrevistas e informações sobre os projetos oferecidos pela instituição. Os principais resultados destacam tanto os motivadores quanto os dificultadores enfrentados pelos docentes, como a necessidade de maior apoio institucional e de parcerias externas para viabilizar as atividades de extensão de forma eficaz. Constatou-se, ainda, o impacto positivo do envolvimento dos alunos em projetos socialmente relevantes, mas também a presença de desafios operacionais e de engajamento por parte da sociedade. Sugere-se ampliar a pesquisa para outras instituições e explorar como o apoio externo pode ser fortalecido, oferecendo uma infraestrutura mais robusta para a continuidade das iniciativas extensionistas. |
Palavras-chave: | Curricularização Extensão Ensino Superior. |
País: | |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10741 |
Data do documento: | 2024 |
Aparece nas coleções: | Ciências Contábeis - Bacharelado (ESAN) |
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