Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10741
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO NO ENSINO SUPERIOR: A EXPERIÊNCIA DE UMA ESCOLA DE NEGÓCIOS LOCALIZADA NO CENTRO-OESTE
Autor(es): JAIR HENRIQUE DA SILVA COUTINHO
Primeiro orientador: SUSANA CIPRIANO DIAS RAFFAELLI
Resumo: Este estudo visa investigar a percepção de docentes sobre o processo de implementação da curricularização da extensão em uma escola de negócios localizada no Centro-Oeste do Brasil. A curricularização da extensão tornou-se obrigatória no ensino superior brasileiro a partir da Resolução nº 7/2018 do Ministério da Educação, como uma estratégia para fortalecer os vínculos entre a academia e a sociedade e tem sido objeto de intensa discussão nas políticas educacionais. A metodologia empregada neste estudo é qualitativa, envolvendo a análise das atividades de extensão para coletar dados por meio de entrevistas e informações sobre os projetos oferecidos pela instituição. Os principais resultados destacam tanto os motivadores quanto os dificultadores enfrentados pelos docentes, como a necessidade de maior apoio institucional e de parcerias externas para viabilizar as atividades de extensão de forma eficaz. Constatou-se, ainda, o impacto positivo do envolvimento dos alunos em projetos socialmente relevantes, mas também a presença de desafios operacionais e de engajamento por parte da sociedade. Sugere-se ampliar a pesquisa para outras instituições e explorar como o apoio externo pode ser fortalecido, oferecendo uma infraestrutura mais robusta para a continuidade das iniciativas extensionistas.
Abstract: Este estudo visa investigar a percepção de docentes sobre o processo de implementação da curricularização da extensão em uma escola de negócios localizada no Centro-Oeste do Brasil. A curricularização da extensão tornou-se obrigatória no ensino superior brasileiro a partir da Resolução nº 7/2018 do Ministério da Educação, como uma estratégia para fortalecer os vínculos entre a academia e a sociedade e tem sido objeto de intensa discussão nas políticas educacionais. A metodologia empregada neste estudo é qualitativa, envolvendo a análise das atividades de extensão para coletar dados por meio de entrevistas e informações sobre os projetos oferecidos pela instituição. Os principais resultados destacam tanto os motivadores quanto os dificultadores enfrentados pelos docentes, como a necessidade de maior apoio institucional e de parcerias externas para viabilizar as atividades de extensão de forma eficaz. Constatou-se, ainda, o impacto positivo do envolvimento dos alunos em projetos socialmente relevantes, mas também a presença de desafios operacionais e de engajamento por parte da sociedade. Sugere-se ampliar a pesquisa para outras instituições e explorar como o apoio externo pode ser fortalecido, oferecendo uma infraestrutura mais robusta para a continuidade das iniciativas extensionistas.
Palavras-chave: Curricularização
Extensão
Ensino Superior.
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10741
Data do documento: 2024
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis - Bacharelado (ESAN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
21108.pdf755,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.