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dc.creatorJAIR HENRIQUE DA SILVA COUTINHO-
dc.date.accessioned2024-12-10T16:56:41Z-
dc.date.available2024-12-10T16:56:41Z-
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10741-
dc.description.abstractEste estudo visa investigar a percepção de docentes sobre o processo de implementação da curricularização da extensão em uma escola de negócios localizada no Centro-Oeste do Brasil. A curricularização da extensão tornou-se obrigatória no ensino superior brasileiro a partir da Resolução nº 7/2018 do Ministério da Educação, como uma estratégia para fortalecer os vínculos entre a academia e a sociedade e tem sido objeto de intensa discussão nas políticas educacionais. A metodologia empregada neste estudo é qualitativa, envolvendo a análise das atividades de extensão para coletar dados por meio de entrevistas e informações sobre os projetos oferecidos pela instituição. Os principais resultados destacam tanto os motivadores quanto os dificultadores enfrentados pelos docentes, como a necessidade de maior apoio institucional e de parcerias externas para viabilizar as atividades de extensão de forma eficaz. Constatou-se, ainda, o impacto positivo do envolvimento dos alunos em projetos socialmente relevantes, mas também a presença de desafios operacionais e de engajamento por parte da sociedade. Sugere-se ampliar a pesquisa para outras instituições e explorar como o apoio externo pode ser fortalecido, oferecendo uma infraestrutura mais robusta para a continuidade das iniciativas extensionistas.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCurricularização-
dc.subjectExtensão-
dc.subjectEnsino Superior.-
dc.subject.classificationCiências Humanaspt_BR
dc.titleCURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO NO ENSINO SUPERIOR: A EXPERIÊNCIA DE UMA ESCOLA DE NEGÓCIOS LOCALIZADA NO CENTRO-OESTEpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1SUSANA CIPRIANO DIAS RAFFAELLI-
dc.description.resumoEste estudo visa investigar a percepção de docentes sobre o processo de implementação da curricularização da extensão em uma escola de negócios localizada no Centro-Oeste do Brasil. A curricularização da extensão tornou-se obrigatória no ensino superior brasileiro a partir da Resolução nº 7/2018 do Ministério da Educação, como uma estratégia para fortalecer os vínculos entre a academia e a sociedade e tem sido objeto de intensa discussão nas políticas educacionais. A metodologia empregada neste estudo é qualitativa, envolvendo a análise das atividades de extensão para coletar dados por meio de entrevistas e informações sobre os projetos oferecidos pela instituição. Os principais resultados destacam tanto os motivadores quanto os dificultadores enfrentados pelos docentes, como a necessidade de maior apoio institucional e de parcerias externas para viabilizar as atividades de extensão de forma eficaz. Constatou-se, ainda, o impacto positivo do envolvimento dos alunos em projetos socialmente relevantes, mas também a presença de desafios operacionais e de engajamento por parte da sociedade. Sugere-se ampliar a pesquisa para outras instituições e explorar como o apoio externo pode ser fortalecido, oferecendo uma infraestrutura mais robusta para a continuidade das iniciativas extensionistas.pt_BR
dc.publisher.countrynullpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis - Bacharelado (ESAN)

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