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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10741
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | JAIR HENRIQUE DA SILVA COUTINHO | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-10T16:56:41Z | - |
dc.date.available | 2024-12-10T16:56:41Z | - |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10741 | - |
dc.description.abstract | Este estudo visa investigar a percepção de docentes sobre o processo de implementação da curricularização da extensão em uma escola de negócios localizada no Centro-Oeste do Brasil. A curricularização da extensão tornou-se obrigatória no ensino superior brasileiro a partir da Resolução nº 7/2018 do Ministério da Educação, como uma estratégia para fortalecer os vínculos entre a academia e a sociedade e tem sido objeto de intensa discussão nas políticas educacionais. A metodologia empregada neste estudo é qualitativa, envolvendo a análise das atividades de extensão para coletar dados por meio de entrevistas e informações sobre os projetos oferecidos pela instituição. Os principais resultados destacam tanto os motivadores quanto os dificultadores enfrentados pelos docentes, como a necessidade de maior apoio institucional e de parcerias externas para viabilizar as atividades de extensão de forma eficaz. Constatou-se, ainda, o impacto positivo do envolvimento dos alunos em projetos socialmente relevantes, mas também a presença de desafios operacionais e de engajamento por parte da sociedade. Sugere-se ampliar a pesquisa para outras instituições e explorar como o apoio externo pode ser fortalecido, oferecendo uma infraestrutura mais robusta para a continuidade das iniciativas extensionistas. | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Curricularização | - |
dc.subject | Extensão | - |
dc.subject | Ensino Superior. | - |
dc.subject.classification | Ciências Humanas | pt_BR |
dc.title | CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO NO ENSINO SUPERIOR: A EXPERIÊNCIA DE UMA ESCOLA DE NEGÓCIOS LOCALIZADA NO CENTRO-OESTE | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | SUSANA CIPRIANO DIAS RAFFAELLI | - |
dc.description.resumo | Este estudo visa investigar a percepção de docentes sobre o processo de implementação da curricularização da extensão em uma escola de negócios localizada no Centro-Oeste do Brasil. A curricularização da extensão tornou-se obrigatória no ensino superior brasileiro a partir da Resolução nº 7/2018 do Ministério da Educação, como uma estratégia para fortalecer os vínculos entre a academia e a sociedade e tem sido objeto de intensa discussão nas políticas educacionais. A metodologia empregada neste estudo é qualitativa, envolvendo a análise das atividades de extensão para coletar dados por meio de entrevistas e informações sobre os projetos oferecidos pela instituição. Os principais resultados destacam tanto os motivadores quanto os dificultadores enfrentados pelos docentes, como a necessidade de maior apoio institucional e de parcerias externas para viabilizar as atividades de extensão de forma eficaz. Constatou-se, ainda, o impacto positivo do envolvimento dos alunos em projetos socialmente relevantes, mas também a presença de desafios operacionais e de engajamento por parte da sociedade. Sugere-se ampliar a pesquisa para outras instituições e explorar como o apoio externo pode ser fortalecido, oferecendo uma infraestrutura mais robusta para a continuidade das iniciativas extensionistas. | pt_BR |
dc.publisher.country | null | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ciências Contábeis - Bacharelado (ESAN) |
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