Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10730
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A MACONHA E O PODER PUNITIVO NO BRASIL: UMA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA
Autor(es): Thalyne Barros Soares
Primeiro orientador: DANIEL ESTEVAO RAMOS DE MIRANDA
Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar a trajetória histórica da Cannabis,​ seja pela diversidade de seus usos, seja pelo potencial de questionar os limites mais amplos do paradigma do proibicionismo e da guerra às drogas vigente nas últimas décadas.
Abstract: A presente pesquisa empreende uma análise bibliográfica e multidimensional da problemática da legalização de drogas no Brasil, com enfoque na maconha. Através de uma abordagem interdisciplinar, que engloba os campos jurídico, social e da saúde pública, o estudo revela as complexidades inerentes a essa questão. Ao examinar a legislação vigente e suas implicações, a pesquisa evidencia as lacunas e contradições presentes no modelo proibicionista, bem como seus impactos desproporcionais sobre determinados grupos sociais, como o favorecimento do racismo. Adicionalmente, a investigação aprofunda os conceitos de uso “recreativo” e “medicinal”, desconstruindo estereótipos e revelando as dinâmicas sociais que subjazem a essas categorias. Com base em um amplo levantamento bibliográfico, o trabalho discute o uso histórico na maconha, o poder punitivo no Brasil e as associações canábicas, ponderando os potenciais benefícios e riscos associados a maconha
Palavras-chave: Maconha
Cannabis Medicinal
Racismo
Associações
Proibicionismo
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10730
Data do documento: 2024
Aparece nas coleções:Ciências Sociais - Bacharelado (FACH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
21296.pdf349,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.