Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10712
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A influência da procrastinação no desempenho acadêmico após pandemia da COVID-19
Autor(es): MARIA EULANE DOS SANTOS CARMO
Primeiro orientador: MARCIELLE ANZILAGO
Resumo: A pandemia da COVID-19 trouxe alguns desafios educacionais, incluindo neles o aumento da procrastinação devido à flexibilidade do ensino remoto e às dificuldades de adaptação às novas dinâmicas. O estudo teve como principal objetivo analisar a relação da procrastinação e o desempenho acadêmico dos alunos quando retornaram às aulas presenciais no período pós pandemia da COVID-19, para isso foi adotada uma metodologia de pesquisa descritiva com abordagem quantitativa, feita através de levantamento de dados, coletados por meio de um questionário online, aplicado aos acadêmicos de uma universidade de Mato Grosso do Sul, que vivenciaram ambas as modalidades de ensino. O estudo revelou que os discentes que se consideraram procrastinadores apresentaram índices de auto avaliação e coeficiente de rendimento menores. Além disso, observou-se que, há correlações significativas entre as vareáveis, analisadas em grupos. Assim como também, influência significativa entre a procrastinação, modalidades de ensino e desempenho. A pesquisa sugeriu que a procrastinação é uma realidade dos acadêmicos, mas seus efeitos negativos podem ser reduzidos com programas de acompanhamento acadêmico. Para pesquisas futuras, o estudo recomenda explorar intervenções específicas que abordem a procrastinação, como gestão do tempo e mentoria, bem como investigar os impactos a longo prazo desse comportamento no desempenho acadêmico.
Abstract: The COVID-19 pandemic has brought some educational challenges, including increased procrastination due to the flexibility of remote teaching and the difficulties in adapting to new dynamics. The main objective of the study was to analyze the relationship between procrastination and students' academic performance when they returned to in-person classes in the post-COVID-19 pandemic period. For this purpose, a descriptive research methodology with a quantitative approach was adopted, carried out through data collection, collected through an online questionnaire, applied to students at a university in Mato Grosso do Sul, who experienced both teaching modalities. The study revealed that students who considered themselves procrastinators had lower self-assessment and performance coefficient indices. In addition, it was observed that there are significant correlations between the variables, analyzed in groups. As well as, a significant influence between procrastination, teaching modalities and performance. The research suggested that procrastination is a reality for students, but its negative effects can be reduced with academic monitoring programs. For future research, the study recommends exploring specific interventions that address procrastination, such as time management and mentoring, as well as investigating the long-term impacts of this behavior on academic performance.
Palavras-chave: procrastinação
desempenho acadêmico
ensino remoto.
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10712
Data do documento: 2024
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis - Bacharelado (ESAN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
20843.pdf674,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.