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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Educação no Campo: Escola Maria Inácia
Autor(es): LAURA SOARES COSTA
Primeiro orientador: RODRIGO MENDES DE SOUZA
Resumo: A democratização da educação é essencial para combater o preconceito e o obscurantismo, além de promover os indivíduos social e economicamente. O presente estudo analisa a necessidade da arquitetura dentro do ambiente educacinal e público, criando espaços de integração e ensino. A pesquisa parte da premissa de que as concepções equivocadas sobre a vida no campo, muitas vezes perpetuadas pela sociedade urbana, reforçam a marginalização dos camponeses. O objetivo central do trabalho é evidenciar como a educação pode ser uma ferramenta poderosa para promover a inclusão social, o respeito à diversidade cultural, e a propagação do pensamento crítico. Ao proporcionar uma educação que reflita a realidade do campo e ao valorizar os saberes locais, é possível desconstruir os preconceitos existentes, e garantir uma educação de qualidade para todos, independentemente de sua origem geográfica. O trabalho sugere que a educação no campo deve ser vista não apenas como uma forma de acesso ao conhecimento, mas também como um meio de transformação social e pessoal.
Abstract: The democratization of education is essential to combat prejudice and obscurantism, as well as to promote individuals socially and economically. This study analyzes the need for architecture within the educational and public environment, creating spaces for integration and learning. The research starts from the premise that the misconceptions about rural life, often perpetuated by urban society, reinforce the marginalization of rural populations. The central objective of the work is to highlight how education can be a powerful tool to promote social inclusion, respect for cultural diversity, and the spread of critical thinking. By providing an education that reflects the reality of the countryside and valuing local knowledge, it is possible to deconstruct existing prejudices and ensure quality education for all, regardless of their geographical origin. The work suggests that rural education should be seen not only as a means of access to knowledge, but also as a tool for social and personal transformation.
Palavras-chave: Educação no campo
preconceito
população rural
políticas públicas
inclusão social
equipamentos comunitários
arquitetura pública.
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10674
Data do documento: 2024
Aparece nas coleções:Arquitetura e Urbanismo - Bacharelado (FAENG)

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