Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10663
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | RELAÇÃO ENTRE A IMAGEM DO PROFISSIONAL CONTÁBIL E O DESEMPENHO ACADÊMICO: UMA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS. |
Autor(es): | ISABELLA AZEVEDO COENGA |
Primeiro orientador: | MARCIA MARIA DOS SANTOS BORTOLOCCI ESPEJO |
Resumo: | A imagem social de uma profissão é um dos fatores para avaliar o prestígio de uma profissão. Com o passar dos anos, a profissão contábil passou por uma grande evolução que deixou de lado alguns estereótipos do contador e transformou-se em uma grande linguagem dos negócios. Este estudo teve como objetivo relacionar a imagem do contador na percepção dos graduandos, e seu desempenho no curso de Ciências Contábeis. Os dados foram coletados através de um questionário contendo 11 questões e uma amostra de 125 respostas e analisados por meio de estatística descritiva e correlação de Pearson. Os resultados indicaram que não há uma relação significativa entre a percepção que os alunos possuem dos profissionais contábeis e o seu desempenho acadêmico. Os resultados evidenciaram que as competências essenciais mais respondidas pelos alunos foram comunicação, ética e proatividade e a maioria dos respondentes consideram seu desempenho razoável e bom. Dessa forma, não foi encontrado indícios de uma relação entre essas duas variáveis, consequentemente não foi viável analisar a variável desempenho somente com a percepção dos alunos a respeito da imagem do contador. Esse trabalho contribuiu para uma análise sob a perspectiva dos alunos a respeito da sua futura profissão, além de auxiliar as Instituições de Ensino na valorização da imagem do profissional contábil. |
Abstract: | A imagem social de uma profissão é um dos fatores para avaliar o prestígio de uma profissão. Com o passar dos anos, a profissão contábil passou por uma grande evolução que deixou de lado alguns estereótipos do contador e transformou-se em uma grande linguagem dos negócios. Este estudo teve como objetivo relacionar a imagem do contador na percepção dos graduandos, e seu desempenho no curso de Ciências Contábeis. Os dados foram coletados através de um questionário contendo 11 questões e uma amostra de 125 respostas e analisados por meio de estatística descritiva e correlação de Pearson. Os resultados indicaram que não há uma relação significativa entre a percepção que os alunos possuem dos profissionais contábeis e o seu desempenho acadêmico. Os resultados evidenciaram que as competências essenciais mais respondidas pelos alunos foram comunicação, ética e proatividade e a maioria dos respondentes consideram seu desempenho razoável e bom. Dessa forma, não foi encontrado indícios de uma relação entre essas duas variáveis, consequentemente não foi viável analisar a variável desempenho somente com a percepção dos alunos a respeito da imagem do contador. Esse trabalho contribuiu para uma análise sob a perspectiva dos alunos a respeito da sua futura profissão, além de auxiliar as Instituições de Ensino na valorização da imagem do profissional contábil. |
Palavras-chave: | Profissional Contábil Percepção Desempenho Acadêmico |
País: | |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10663 |
Data do documento: | 2024 |
Aparece nas coleções: | Ciências Contábeis - Bacharelado (ESAN) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
21122.pdf | 445,98 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.