Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10663
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: RELAÇÃO ENTRE A IMAGEM DO PROFISSIONAL CONTÁBIL E O DESEMPENHO ACADÊMICO: UMA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS.
Autor(es): ISABELLA AZEVEDO COENGA
Primeiro orientador: MARCIA MARIA DOS SANTOS BORTOLOCCI ESPEJO
Resumo: A imagem social de uma profissão é um dos fatores para avaliar o prestígio de uma profissão. Com o passar dos anos, a profissão contábil passou por uma grande evolução que deixou de lado alguns estereótipos do contador e transformou-se em uma grande linguagem dos negócios. Este estudo teve como objetivo relacionar a imagem do contador na percepção dos graduandos, e seu desempenho no curso de Ciências Contábeis. Os dados foram coletados através de um questionário contendo 11 questões e uma amostra de 125 respostas e analisados por meio de estatística descritiva e correlação de Pearson. Os resultados indicaram que não há uma relação significativa entre a percepção que os alunos possuem dos profissionais contábeis e o seu desempenho acadêmico. Os resultados evidenciaram que as competências essenciais mais respondidas pelos alunos foram comunicação, ética e proatividade e a maioria dos respondentes consideram seu desempenho razoável e bom. Dessa forma, não foi encontrado indícios de uma relação entre essas duas variáveis, consequentemente não foi viável analisar a variável desempenho somente com a percepção dos alunos a respeito da imagem do contador. Esse trabalho contribuiu para uma análise sob a perspectiva dos alunos a respeito da sua futura profissão, além de auxiliar as Instituições de Ensino na valorização da imagem do profissional contábil.
Abstract: A imagem social de uma profissão é um dos fatores para avaliar o prestígio de uma profissão. Com o passar dos anos, a profissão contábil passou por uma grande evolução que deixou de lado alguns estereótipos do contador e transformou-se em uma grande linguagem dos negócios. Este estudo teve como objetivo relacionar a imagem do contador na percepção dos graduandos, e seu desempenho no curso de Ciências Contábeis. Os dados foram coletados através de um questionário contendo 11 questões e uma amostra de 125 respostas e analisados por meio de estatística descritiva e correlação de Pearson. Os resultados indicaram que não há uma relação significativa entre a percepção que os alunos possuem dos profissionais contábeis e o seu desempenho acadêmico. Os resultados evidenciaram que as competências essenciais mais respondidas pelos alunos foram comunicação, ética e proatividade e a maioria dos respondentes consideram seu desempenho razoável e bom. Dessa forma, não foi encontrado indícios de uma relação entre essas duas variáveis, consequentemente não foi viável analisar a variável desempenho somente com a percepção dos alunos a respeito da imagem do contador. Esse trabalho contribuiu para uma análise sob a perspectiva dos alunos a respeito da sua futura profissão, além de auxiliar as Instituições de Ensino na valorização da imagem do profissional contábil.
Palavras-chave: Profissional Contábil
Percepção
Desempenho Acadêmico
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10663
Data do documento: 2024
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis - Bacharelado (ESAN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
21122.pdf445,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.