Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10663
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorISABELLA AZEVEDO COENGA-
dc.date.accessioned2024-12-09T22:28:14Z-
dc.date.available2024-12-09T22:28:14Z-
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10663-
dc.description.abstractA imagem social de uma profissão é um dos fatores para avaliar o prestígio de uma profissão. Com o passar dos anos, a profissão contábil passou por uma grande evolução que deixou de lado alguns estereótipos do contador e transformou-se em uma grande linguagem dos negócios. Este estudo teve como objetivo relacionar a imagem do contador na percepção dos graduandos, e seu desempenho no curso de Ciências Contábeis. Os dados foram coletados através de um questionário contendo 11 questões e uma amostra de 125 respostas e analisados por meio de estatística descritiva e correlação de Pearson. Os resultados indicaram que não há uma relação significativa entre a percepção que os alunos possuem dos profissionais contábeis e o seu desempenho acadêmico. Os resultados evidenciaram que as competências essenciais mais respondidas pelos alunos foram comunicação, ética e proatividade e a maioria dos respondentes consideram seu desempenho razoável e bom. Dessa forma, não foi encontrado indícios de uma relação entre essas duas variáveis, consequentemente não foi viável analisar a variável desempenho somente com a percepção dos alunos a respeito da imagem do contador. Esse trabalho contribuiu para uma análise sob a perspectiva dos alunos a respeito da sua futura profissão, além de auxiliar as Instituições de Ensino na valorização da imagem do profissional contábil.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProfissional Contábil-
dc.subjectPercepção-
dc.subjectDesempenho Acadêmico-
dc.subject.classificationCiências Sociaispt_BR
dc.titleRELAÇÃO ENTRE A IMAGEM DO PROFISSIONAL CONTÁBIL E O DESEMPENHO ACADÊMICO: UMA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1MARCIA MARIA DOS SANTOS BORTOLOCCI ESPEJO-
dc.description.resumoA imagem social de uma profissão é um dos fatores para avaliar o prestígio de uma profissão. Com o passar dos anos, a profissão contábil passou por uma grande evolução que deixou de lado alguns estereótipos do contador e transformou-se em uma grande linguagem dos negócios. Este estudo teve como objetivo relacionar a imagem do contador na percepção dos graduandos, e seu desempenho no curso de Ciências Contábeis. Os dados foram coletados através de um questionário contendo 11 questões e uma amostra de 125 respostas e analisados por meio de estatística descritiva e correlação de Pearson. Os resultados indicaram que não há uma relação significativa entre a percepção que os alunos possuem dos profissionais contábeis e o seu desempenho acadêmico. Os resultados evidenciaram que as competências essenciais mais respondidas pelos alunos foram comunicação, ética e proatividade e a maioria dos respondentes consideram seu desempenho razoável e bom. Dessa forma, não foi encontrado indícios de uma relação entre essas duas variáveis, consequentemente não foi viável analisar a variável desempenho somente com a percepção dos alunos a respeito da imagem do contador. Esse trabalho contribuiu para uma análise sob a perspectiva dos alunos a respeito da sua futura profissão, além de auxiliar as Instituições de Ensino na valorização da imagem do profissional contábil.pt_BR
dc.publisher.countrynullpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis - Bacharelado (ESAN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
21122.pdf445,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.