Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10663
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | ISABELLA AZEVEDO COENGA | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-09T22:28:14Z | - |
dc.date.available | 2024-12-09T22:28:14Z | - |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10663 | - |
dc.description.abstract | A imagem social de uma profissão é um dos fatores para avaliar o prestígio de uma profissão. Com o passar dos anos, a profissão contábil passou por uma grande evolução que deixou de lado alguns estereótipos do contador e transformou-se em uma grande linguagem dos negócios. Este estudo teve como objetivo relacionar a imagem do contador na percepção dos graduandos, e seu desempenho no curso de Ciências Contábeis. Os dados foram coletados através de um questionário contendo 11 questões e uma amostra de 125 respostas e analisados por meio de estatística descritiva e correlação de Pearson. Os resultados indicaram que não há uma relação significativa entre a percepção que os alunos possuem dos profissionais contábeis e o seu desempenho acadêmico. Os resultados evidenciaram que as competências essenciais mais respondidas pelos alunos foram comunicação, ética e proatividade e a maioria dos respondentes consideram seu desempenho razoável e bom. Dessa forma, não foi encontrado indícios de uma relação entre essas duas variáveis, consequentemente não foi viável analisar a variável desempenho somente com a percepção dos alunos a respeito da imagem do contador. Esse trabalho contribuiu para uma análise sob a perspectiva dos alunos a respeito da sua futura profissão, além de auxiliar as Instituições de Ensino na valorização da imagem do profissional contábil. | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Profissional Contábil | - |
dc.subject | Percepção | - |
dc.subject | Desempenho Acadêmico | - |
dc.subject.classification | Ciências Sociais | pt_BR |
dc.title | RELAÇÃO ENTRE A IMAGEM DO PROFISSIONAL CONTÁBIL E O DESEMPENHO ACADÊMICO: UMA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS. | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | MARCIA MARIA DOS SANTOS BORTOLOCCI ESPEJO | - |
dc.description.resumo | A imagem social de uma profissão é um dos fatores para avaliar o prestígio de uma profissão. Com o passar dos anos, a profissão contábil passou por uma grande evolução que deixou de lado alguns estereótipos do contador e transformou-se em uma grande linguagem dos negócios. Este estudo teve como objetivo relacionar a imagem do contador na percepção dos graduandos, e seu desempenho no curso de Ciências Contábeis. Os dados foram coletados através de um questionário contendo 11 questões e uma amostra de 125 respostas e analisados por meio de estatística descritiva e correlação de Pearson. Os resultados indicaram que não há uma relação significativa entre a percepção que os alunos possuem dos profissionais contábeis e o seu desempenho acadêmico. Os resultados evidenciaram que as competências essenciais mais respondidas pelos alunos foram comunicação, ética e proatividade e a maioria dos respondentes consideram seu desempenho razoável e bom. Dessa forma, não foi encontrado indícios de uma relação entre essas duas variáveis, consequentemente não foi viável analisar a variável desempenho somente com a percepção dos alunos a respeito da imagem do contador. Esse trabalho contribuiu para uma análise sob a perspectiva dos alunos a respeito da sua futura profissão, além de auxiliar as Instituições de Ensino na valorização da imagem do profissional contábil. | pt_BR |
dc.publisher.country | null | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ciências Contábeis - Bacharelado (ESAN) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
21122.pdf | 445,98 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.