Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10654
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: APRENDIZADOS EM PERCEPÇÃO MUSICAL: UMA INVESTIGAÇÃO NO CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA DA UFMS
Autor(es): LUCAS BORGES DE REZENDE
Primeiro orientador: LETÍCIA DIAS DE LIMA
Resumo: Dada a reconhecida importância dos aprendizados em percepção musical para a formação do músico e do educador musical, bem como a identificação de diversas problemáticas no que se refere às práticas de ensino e aprendizagem dentro da disciplina de Percepção Musical no ensino superior, este trabalho tem como objetivo geral investigar problemáticas latentes nas disciplinas de Percepção Musical, no contexto específico do curso de Licenciatura em Música da UFMS. Para tanto, realizamos uma revisão de literatura, uma análise da conjuntura do curso de Licenciatura em Música da UFMS e das ementas das disciplinas de Percepção Musical deste curso, e pesquisa com discentes, realizada através de questionários. Os resultados desta pesquisa poderão contribuir para a contínua construção dos saberes na disciplina de Percepção Musical no contexto do ensino de música, fornecendo informações para reflexão e desenvolvimento de novas abordagens pedagógicas que visem superar os desafios enfrentados no ensino e aprendizagem de Percepção Musical.
Abstract: Given the recognized importance of music perception learning for the training of musicians and music educators, as well as the identification of several issues regarding teaching and learning practices within the subject of Music Perception in higher education, this paper aims to investigate latent issues within Music Perception courses in the specific context of the Music Teaching Degree at UFMS. To this end, we conducted a literature review, an analysis of the current state of the Music Teaching Degree at UFMS, and of the syllabi of the Music Perception courses in this program, along with surveys applied to students through questionnaires. The results of this research may contribute to the ongoing development of knowledge in the field of Music Perception, providing insights for reflection and the development of new pedagogical approaches, looking to overcoming the challenges faced in the teaching of Music Perception.
Palavras-chave: Percepção musical
Educação musical
Ensino superior
Licenciatura em música
Currículo.
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10654
Data do documento: 2024
Aparece nas coleções:Música - Licenciatura (FAALC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
2529.pdf680,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.