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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10632
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Sistema de Gerenciamento de Energia para Eletropostos, via Modelo Médio, com Sistema Fotovoltaico e Acumulação e Função Otimizada Integrada |
Autor(es): | HYAN GONçALVES DE ARAUJO |
Primeiro orientador: | MOACYR AURELIANO GOMES DE BRITO |
Resumo: | Considerando o crescimento exponencial dos Veículos Elétricos (VEs) no cenário global e o avanço contínuo da tecnologia em eletrônica de potência, surgem novos conceitos que integram esses veículos ao sistema elétrico convencional. Um desses conceitos é o Vehicle-toGrid (V2G), no qual os VEs, além de atuarem como cargas para recarga de suas baterias, podem também fornecer energia ao sistema elétrico. Essa funcionalidade se dá, principalmente, em configurações como as microrredes. Diante desse contexto, este trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de um conversor CC-CA bidirecional para o gerenciamento de energia de um sistema integrado, com sistema fotovoltaico in-loco e acumulação, estes, representados por fontes de corrente, utilizando o ambiente de simulação MATLAB/Simulink. O conversor de potência tem sua modelagem baseada em valores médios. Para o controle do sistema, foram implementados controladores clássicos, como o controlador proporcional-integral (PI) Adicionalmente, o estudo inclui a otimização de uma função custo que considera múltiplas fontes de energia — solar, estacionária (banco de baterias) e da rede elétrica — para gerenciar a operação do sistema de maneira eficiente. A análise realizada avalia o desempenho do sistema em função de diferentes configurações da função custo, evidenciando seu impacto sobre os parâmetros de operação da microrrede e a integração dos elementos que a compõem. |
Abstract: | Considering the exponential growth of Electric Vehicles (EVs) in the global landscape and the continuous advancements in power electronics technology, new concepts have emerged to integrate these vehicles with conventional electrical systems. One such concept is Vehicle-toGrid (V2G), wherein EVs, besides functioning as loads for battery charging, can also supply energy to the electrical grid. This functionality is primarily realized in configurations such as microgrids. In this context, the present study aims to develop a bidirectional DC-AC converter for energy management within an integrated system, utilizing the MATLAB/Simulink simulation environment with average-value modeling. Classical control strategies, such as the proportionalintegral (PI) controller, were implemented for system control. Additionally, the study includes the optimization of a cost function that considers multiple energy sources—solar, stationary storage, and the electrical grid—to efficiently manage system operation. The conducted analysis evaluates the system's performance under different cost function configurations, highlighting its impact on the operational parameters of the microgrid and the integration of its components. |
Palavras-chave: | Veículos Elétricos (VEs) Vehicle-to-Grid (V2G) Microrrede Conversor CC-CA Bidirecional Função Custo |
País: | |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10632 |
Data do documento: | 2024 |
Aparece nas coleções: | Engenharia Elétrica - Bacharelado (FAENG) |
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