Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10624
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | RELACIONANDO O PENSAMENTO COMPUTACIONAL EM PROPOSTAS METODOLÓGICAS DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM MATEMÁTICA |
Autor(es): | |
Primeiro orientador: | ADAMO DUARTE DE OLIVEIRA |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo relacionar os Pilares do Pensamento Computacional em propostas metodológicas voltadas para a resolução de problemas em matemática, com base em publicações realizadas entre 2021 e 2023. Trata-se de uma pesquisa de natureza descritiva, que busca relatar como as propostas metodológicas de resolução de problemas em matemática se conectam aos conceitos apontados como pilares do Pensamento Computacional, sendo eles: Reconhecimento de Padrões, Decomposição, Abstração e Algoritmos. Foram selecionados dois textos, que apresentam sequências didáticas voltadas para a resolução de problemas em matemática. Conclui-se que os pilares do Pensamento Computacional estão presentes nas propostas metodológicas analisadas, evidenciando sua aplicabilidade e relação com propostas metodológicas voltadas para a resolução de problemas em matemática. As análises realizadas mostraram que os pilares se alinham às etapas da resolução de problemas propostas por Polya. Para futuras investigações, recomenda-se o desenvolvimento de sequências didáticas que integrem sistematicamente todos os pilares do Pensamento Computacional, analisando como os alunos aplicam esses pilares em suas estratégias de resolução de problemas em matemática. |
Abstract: | This study aims to relate the pillars of Computational Thinking to methodological proposals focused on mathematical problem-solving, based on publications from 2021 to 2023. This descriptive research investigates how the concepts of Pattern Recognition, Decomposition, Abstraction, and Algorithms are incorporated into didactic sequences designed for problem-solving. Two texts featuring methodological proposals were selected for analysis. The findings indicate that the pillars of Computational Thinking align with the stages of problem-solving proposed by Polya, highlighting their applicability. Future research should focus on developing didactic sequences that systematically integrate all pillars of Computational Thinking, examining how students apply these pillars in their problem-solving strategies. |
Palavras-chave: | Pensamento Computacional Resolução de problema Educação Matemática. |
País: | |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10624 |
Data do documento: | 2024 |
Aparece nas coleções: | Matemática - Licenciatura (CPPP) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
13553.pdf | 472,17 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.