Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10610
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O Movimento no Ensino de Artes Visuais: uma abordagem lúdica e sinestésica |
Autor(es): | |
Primeiro orientador: | PAULO CESAR ANTONINI DE SOUZA |
Resumo: | O texto explora a motricidade como elemento essencial no ensino de artes visuais, compreendendo-a como uma interação intencional e significativa entre corpo e mundo, que envolve percepção, memória, emoção e raciocínio. Fundamentada na fenomenologia de Maurice Merleau-Ponty, a pesquisa investiga como o movimento pode ser um meio expressivo para o aprendizado, conectando experiências sinestésicas e artísticas. Nesse contexto, a arte contemporânea se destaca por sua ruptura com padrões tradicionais, apresentando uma multiplicidade de formas e a valorização do corpo como ferramenta de expressão criativa. Organizada em três capítulos, a pesquisa aborda inicialmente a motricidade em seu aspecto amplo, discutindo suas propriedades teóricas e a relação entre movimento, experiência e materialidade no processo educativo. São destacadas práticas visuais, musicais e cênicas como estímulos sinestésicos que potencializam a criatividade e o ensino-aprendizagem. No segundo capítulo, a ludicidade é apresentada como um elemento integrador no ensino de artes visuais, mostrando como o corpo em movimento pode enriquecer a criação artística. Produções bidimensionais autorais são analisadas como exemplos dessa conexão entre o lúdico e a expressão corporal. O terceiro capítulo investiga como professores e professoras da rede pública de Campo Grande percebem o corpo e sua sinestesia nas aulas de arte, por meio de entrevistas qualitativas analisadas segundo a fenomenologia. A análise resultou em categorias que destacam o papel do movimento na construção de conhecimentos artísticos, conectando experiências individuais a processos pedagógicos. A pesquisa culmina no Projeto de Curso para o Ensino de Artes Visuais intitulado "Criança é do movimento: o movimento dentro das aulas de artes visuais", voltado para o quarto ano do ensino fundamental. Este projeto visa integrar corpo e arte de forma criativa e participativa, promovendo uma abordagem inovadora que valoriza a expressão corporal como caminho para o desenvolvimento crítico e sensível dos estudantes. Ao longo do estudo, fica evidente que a relação entre o corpo, o movimento e as visualidades emergentes oferece novas possibilidades para o ensino de artes visuais, contribuindo para a formação integral dos educandos e para uma compreensão mais ampla do papel da arte na educação. |
Abstract: | This study explores motricity as an essential element in visual arts education, understanding it as an intentional and meaningful interaction between the body and the world, encompassing perception, memory, emotion, and reasoning. Grounded in Maurice Merleau-Ponty's phenomenology, the research investigates how movement can serve as an expressive medium for learning, linking synesthetic and artistic experiences. In this context, contemporary art stands out for breaking with traditional patterns, embracing a multiplicity of forms and valuing the body as a tool for creative expression. Organized into three chapters, the study first examines motricity broadly, discussing its theoretical properties and the relationship between movement, experience, and materiality in the educational process. Visual, musical, and theatrical practices are highlighted as synesthetic stimuli that enhance creativity and the teaching-learning process. The second chapter introduces playfulness as an integrative element in visual arts education, illustrating how the moving body enriches artistic creation. Original two-dimensional works are analyzed to demonstrate the connection between playfulness and bodily expression. The third chapter investigates how public school teachers in Campo Grande perceive the body and its synesthetic potential in art classes through qualitative interviews analyzed phenomenologically. The analysis identifies categories that emphasize the role of movement in constructing artistic knowledge, linking individual experiences to pedagogical processes. The study culminates in the Visual Arts Education Course Project titled Children Are Movement: Movement Within Visual Arts Classes, designed for fourth-grade elementary students. This project integrates body and art in a creative and participatory way, promoting an innovative approach that values bodily expression as a pathway to students' critical and sensitive development. Throughout the study, the interplay between the body, movement, and emerging visualities reveals new possibilities for teaching visual arts, contributing to the holistic education of students and fostering a broader understanding of the role of art in education. |
Palavras-chave: | Ensino de Arte Fenomenologia Motricidade Gesamtkunstwerk |
País: | |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10610 |
Data do documento: | 2024 |
Aparece nas coleções: | Artes Visuais - Licenciatura (FAALC) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
17525.pdf | 7,46 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.