Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10609
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Especificidade do trabalho pedagógico com os bebês na educação infantil |
Autor(es): | VITORIA APARECIDA MENDES |
Primeiro orientador: | ALINE DE NOVAES CONCEIÇÃO |
Resumo: | A Educação Infantil é a primeira etapa da educação básica e atende bebês e crianças dos 4 meses aos 5 anos de idade. A partir dessa constatação, problematiza-se: como precisa ocorrer o trabalho com os bebês na Educação Infantil? Com isso, o objetivo geral dos resultados da pesquisa que resultou neste texto, consiste em: identificar especificidades do trabalho pedagógico com os bebês na Educação Infantil, e os objetivos específicos consistem em: relacionar cuidar e educar na Educação Infantil para os bebês, identificar o papel do professor com os bebês na Educação Infantil e compreender a organização dos espaços, tempos e materiais para os bebês na Educação Infantil. Para isso, foi realizada pesquisa bibliográfica, consultando a biblioteca Scientific Electronic Library Online (Scielo), o portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de pessoal de Nível Superior (Capes) e o Repositório Institucional da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). As bases estão disponíveis on-line e para isso foram utilizados os seguintes descritores: “Bebês e Educação Infantil”. Foram selecionados os textos publicados de 2018 a 2023, ano em que foi homologada a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e ano anterior ao desenvolvimento da pesquisa. Os textos selecionados foram analisados embasados na análise de conteúdo de Bardin. Constatando que o trabalho pedagógico com os bebês na Educação Infantil, envolve o cuidar com ações que atendem às necessidades físicas e emocionais, promovendo o bem-estar e o desenvolvimento de uma Educação Integral. O papel do professor é fundamental para criar vínculos afetivos, promover a segurança e possibilitar o aprendizado. Os espaços, tempos e materiais devem ser cuidadosamente planejados para oferecer oportunidades de exploração sensorial e de interação, respeitando o ritmo individual dos bebês, além de promover um ambiente acolhedor e enriquecedor. |
Abstract: | Early childhood education is the first stage of basic education and caters for Integral Education and children from 4 months to 5 years old. With this in mind, the question arises: how does work with babies in Early Childhood Education need to take place? With this in mind, the general objective of the research that resulted in this text consists of: identifying the specificities of pedagogical work with babies in Early Childhood Education, and the specific objectives consist of: relating care and education in Early Childhood Education for babies, identifying the role of the teacher with babies in Early Childhood Education and understanding the organization of spaces, times and materials for babies in early childhood education. To do this, bibliographic research was carried out, consulting the Scientific Electronic Library Online (Scielo), the journal portal of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (Capes) and the Institutional Repository of the Federal University of Mato Grosso do Sul (UFMS). The databases are available online and the following descriptors were used: “Babies and Early Childhood Education”. Texts published between 2018 and 2023 were selected, the year in which the National Common Curriculum Base (BNCC) was approved and the year before the research was carried out. The selected texts were analyzed based on Bardin's content analysis, distinguishing the proposed theme. We found that pedagogical work with babies in Early Childhood Education involves caring for them with actions that meet their needs.Keywords: early childhood education; Integral Education; Pedagogical work with babies. |
Palavras-chave: | Educação Infantil Educação Integral Trabalho pedagógico com bebês. |
País: | |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10609 |
Data do documento: | 2024 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia - Licenciatura (CPAN) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
12499.pdf | 382,62 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.