Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10608
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Contribuições de Célestin Freinet para as ações pedagógicas na Educação Infantil
Autor(es): MARCELLE DE ARRUDA LOBO
Primeiro orientador: ALINE DE NOVAES CONCEIÇÃO
Resumo: A Educação Infantil é a primeira etapa da educação básica e atende bebês e crianças dos 4 meses aos 5 anos de idade. A partir dessa constatação, problematiza-se: como precisa ocorrer o trabalho com os bebês na Educação Infantil? Com isso, o objetivo geral dos resultados da pesquisa que resultou neste texto, consiste em: identificar especificidades do trabalho pedagógico com os bebês na Educação Infantil, e os objetivos específicos consistem em: relacionar cuidar e educar na Educação Infantil para os bebês, identificar o papel do professor com os bebês na Educação Infantil e compreender a organização dos espaços, tempos e materiais para os bebês na Educação Infantil. Para isso, foi realizada pesquisa bibliográfica, consultando a biblioteca Scientific Electronic Library Online (Scielo), o portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de pessoal de Nível Superior (Capes) e o Repositório Institucional da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). As bases estão disponíveis on-line e para isso foram utilizados os seguintes descritores: “Bebês e Educação Infantil”. Foram selecionados os textos publicados de 2018 a 2023, ano em que foi homologada a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e ano anterior ao desenvolvimento da pesquisa. Os textos selecionados foram analisados embasados na análise de conteúdo de Bardin. Constatando que o trabalho pedagógico com os bebês na Educação Infantil, envolve o cuidar com ações que atendem às necessidades físicas e emocionais, promovendo o bem-estar e o desenvolvimento de uma Educação Integral. O papel do professor é fundamental para criar vínculos afetivos, promover a segurança e possibilitar o aprendizado. Os espaços, tempos e materiais devem ser cuidadosamente planejados para oferecer oportunidades de exploração sensorial e de interação, respeitando o ritmo individual dos bebês, além de promover um ambiente acolhedor e enriquecedor.
Abstract: Célestin Freinet defended an education that was beyond his time, criticizing the traditional teaching model of the time, he believed in an innovative model, where the child is the protagonist and education takes place in life, beyond the school. For him, no one learns alone, one needs the other to develop. In this sense, the Course Conclusion Work (TCC) presented here focuses on Célestin Freinet's contributions to pedagogical actions in Early Childhood Education. The general objective is to investigate Célestin Freinet's techniques for working in Early Childhood Education, while the specific objectives are to understand the wall newspaper, the book of life, the class-walk and the work corners. As a methodological procedure, bibliographic research was carried out, consulting the journal portal of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (Capes), the Scientific Electronic Library Online (Scielo) and the library collection of the Federal University of Mato Grosso do Sul (UFMS), all available online. From this, texts covering Early Childhood Education were selected. Subsequently, they were read, emphasizing the techniques: wall newspaper, book of life, class walk and songs. It was possible to understand that Freinet proposed an active education, centered on the student and the development of autonomy. The wall newspaper reflects the importance of communication and collective work, while the book of life values everyday experiences as a source of learning. A field trip expands the school environment to the outside world, stimulating curiosity and critical observation. These practices enable an active, cooperative and student-centered education, promoting autonomy, creativity and direct participation in the learning process.
Palavras-chave: Educação Infantil
Educação Integral
Trabalho pedagógico com bebês.
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10608
Data do documento: 2024
Aparece nas coleções:Pedagogia - Licenciatura (CPAN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
12498.pdf198,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.