Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10602
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dc.creator-
dc.date.accessioned2024-12-09T15:36:39Z-
dc.date.available2024-12-09T15:36:39Z-
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10602-
dc.description.abstractThis work explores the different perspectives of artists who represented the figure of the devil according to the cultural phenomena of their times, such as Francisco de Goya and William Blake, highlighting how their views on this character differed. Aiming to understand the aesthetic approach to the devil from a phenomenological inspiration in contrast to the worldview of the aforementioned artists, readings of works and analyses of the visual representations of this figure were conducted. The connection to teaching practice arises from experiences during the mandatory internships of the Visual Arts course at the Federal University of Mato Grosso do Sul, focusing on contemporary media productions such as films, animations, and music that depict the devil’s image. For the qualitative research, a thematic survey was conducted, and two works applied in the school context were analyzed, leading to the conclusion that this figure is largely absent from representations in schools.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArtes Visuais-
dc.subjectPintura-
dc.subjectHistória da Arte.-
dc.subject.classificationArtespt_BR
dc.titleA imagem do diabo: Representação e Simbolismo no ensino de artept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1PAULO CESAR ANTONINI DE SOUZA-
dc.description.resumoEste trabalho acompanha as diferentes perspectivas de alguns artistas que representaram a figura do diabo de acordo com os fenômenos culturais de suas épocas, como Francisco de Goya e William Blake, destacando como suas visões sobre esse personagem diferiam. Com o objetivo de compreender a abordagem estética do diabo sob uma perspectiva de inspiração fenomenológica em contraste com a visão de mundo dos artistas apontados, foram realizadas leituras de obras e análises das visualidades dessa figura. A relação com a prática docente emerge das experiências vivenciadas nos estágios obrigatórios do curso de Artes Visuais da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, com foco em produções midiáticas contemporâneas, como filmes, animações e músicas que apresentam a imagem do diabo. Para a organização da pesquisa qualitativa, foi realizado um levantamento sobre o tema e analisados dois trabalhos aplicados no contexto escolar, resultando na conclusão de que essa figura está distante das representações presentes na escola.pt_BR
dc.publisher.countrynullpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Artes Visuais - Licenciatura (FAALC)

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