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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10563
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Desenvolvimento de protótipo de horizonte artificial eletrônico |
Autor(es): | ARTUR KIELING SOMENZI |
Primeiro orientador: | FABIO IAIONE |
Resumo: | A aviação geral, contempla todas as operações aéreas civis, exceto serviços de transportes regulares e não regulares (taxi aéreo). Inclui a aviação executiva, instrução de voo, busca e salvamento civil e aviação agrícola, que, em sua maioria, são operados por aeronaves de pequeno porte e sem pressurização. Por sua natureza, inclui muitas operações com orçamentos limitados, o que exige que os equipamentos sejam não apenas eficazes, mas também economicamente viáveis. Integrar tecnologias acessíveis e confiáveis que aumentem a eficiência operacional dessas aeronaves, muitas vezes limitadas pela ausência de pressurização, podem aumentar a segurança dos voos por elas realizados. Nesse contexto, um sistema baseado em giroscópios MEMS, dispositivos miniaturizados que permitem a medição da taxa de rotação em diversas aplicações, cuja operação se baseia no efeito Coriolis, oferece uma alternativa eficiente e de baixo custo. Esse sistema permite complementar as informações necessárias à segurança nos voos em condições de instrumento, ou condições visuais nulas ou extremamente restritas. Portanto, o objetivo desse trabalho foi desenvolver um horizonte artificial eletrônico. O protótipo integrou tecnologias acessíveis e confiáveis, tais como: um Single Board Computer Raspberry pi 4; módulos sensores BMI 160 e BMP 280; visor LCD de 4 polegadas, que combinadas com um firmware que integra os dados fornecidos por esses sensores e fornece as informações necessárias em um equipamento eletrônico de horizonte artificial. Com fácil operação, o protótipo atendeu positivamente os requisitos operacionais, apresentando as informações necessárias para atuar como equipamento de apoio em aeronaves não pressurizadas. |
Abstract: | General aviation includes all civil aviation operations except scheduled and non-scheduled (air taxi) transportation services. It includes business aviation, flight instruction, civil search and rescue, and agricultural aviation, most of which is conducted by small, unpressurized aircraft. By its nature, it includes many operations with limited budgets, requiring equipment that is not only effective, but also economically viable. Integrating affordable and reliable technologies that increase the operational efficiency of these aircraft, which are often limited by their lack of pressurization, can increase the safety of the flights they perform. In this context, a system based on MEMS gyroscopes, miniaturized devices that allow the measurement of the rate of rotation in various applications and whose operation is based on the Coriolis effect, offers an efficient and low-cost alternative. This system makes it possible to complement the information needed for safe flights in instrument conditions or in zero or extremely limited visual conditions. The objective of this work was therefore to develop an electronic artificial horizon. The prototype integrated accessible and reliable technologies, such as: a Raspberry pi 4 single board computer; BMI 160 and BMP 280 sensor modules; a 4-inch LCD display, combined with firmware that integrates the data provided by these sensors and provides the necessary information in an electronic artificial horizon device. With ease of use, the prototype positively met operational requirements and presented the information needed to act as a support device for unpressurized aircraft. |
Palavras-chave: | Horizonte Artificial Sistema embarcado Raspberry pi Giroscópios. |
País: | |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10563 |
Data do documento: | 2024 |
Aparece nas coleções: | Engenharia de Computação - Bacharelado (FACOM) |
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