Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10552
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | INTERAÇÕES SOCIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONCEITOS E CONTRIBUIÇÕES PARA AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. |
Autor(es): | |
Primeiro orientador: | VIVIANE APARECIDA FERREIRA FAVARETO CACHEFFO |
Resumo: | O presente trabalho de conclusão de curso, de cunho bibliográfico e documental tem como objetivo apresentar as contribuições das interações sociais para o desenvolvimento integral infantil. Para tanto, analisamos as concepções de interações sociais nos documentos oficiais do Ministério da Educação – MEC para a Educação Infantil, além de artigos e capítulos de livros relacionados a temática. No que diz respeito aos documentos, foram analisados: Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2018); Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil – DCNEI (2009) e os Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil (2006a, 2006b). Identificamos que as interações sociais na Educação Infantil contribuem para que as crianças aprendam a colaborar e compartilhar suas experiências, fortalecendo a empatia e a resolução de conflitos entre si. Também, promove o desenvolvimento atitudinal, como o respeito pelas diferenças e a capacidade de trabalho em grupo e está presente nas práticas pedagógicas de ludicidade – jogos, brincadeiras; músicas e danças; contação de histórias e rodas de conversa, portanto, as interações são promotoras do desenvolvimento integral infantil. |
Abstract: | The present final course project, of a bibliographic and documentary nature, aims to present the contributions of social interactions to the comprehensive development of children. To this end, we analyzed the conceptions of social interactions in the official documents of the Ministry of Education (MEC) for Early Childhood Education, as well as articles and book chapters related to the theme. Regarding the documents, the following were analyzed: the National Common Curricular Base (BNCC, 2018); the National Curriculum Guidelines for Early Childhood Education (DCNEI, 2009); and the National Quality Parameters for Early Childhood Education (2006a, 2006b). We identified that social interactions in Early Childhood Education help children learn to collaborate and share their experiences, strengthening empathy and conflict resolution among them. Additionally, they promote attitudinal development, such as respect for differences and the ability to work in groups. These interactions are present in pedagogical practices involving playfulness—games, play activities, music and dance, storytelling, and group discussions. Therefore, social interactions are promoters of comprehensive child development. |
Palavras-chave: | Interações sociais BNCC DCNEIs Parâmetros de qualidade Educação Infantil |
País: | |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10552 |
Data do documento: | 2024 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia - Licenciatura (CPPP) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
2629.pdf | 245,3 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.