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dc.creatorBittelbrunn, Ivonete Bitencourt Antunes-
dc.date.accessioned2012-02-17T13:27:51Z-
dc.date.available2021-09-30T19:56:20Z-
dc.date.issued2003-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1054-
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho é examinar o discurso dos programas de atendimento aos alunos com indicadores de superdotação no Estado de Mato Grosso do Sul, durante o período de 1979 a 2001.Trata-se do discurso produzido no âmbito do Estado, a partir dos organismos responsáveis em propor as políticas de atuação da Educação Especial. Esses documentos/projetos foram elaborados pela Secretaria de Estado de Educação, por meio da sua Diretoria de Educação Especial (Projeto/1990 e Projeto/1998) e pela Coordenadoria de Políticas Específicas (Projeto 2001).Com esse objetivo, foi realizado um estudo investigativo que, inicialmente, buscou na literatura especializada a possibilidade de compreensão dos aspectos relacionados à superdotação. No capítulo, I teve-se o propósito de investigar a constituição histórica da Educação dos sujeitos superdotados. Essa análise evidenciou que a humanidade, historicamente, buscou compreender os indivíduos que manifestavam uma produção superior em alguma área do conhecimento.O segundo capítulo procurou tratar os conceitos de Superdotação e Inteligência, buscando-se (re)ver os diferentes posicionamentos teóricos sobre os conceitos de Inteligência, os quais permitiram entrar em contato com a complexidade do tema.Foram abordadas a Teoria Psicométrica, a Teoria Piagetiana, a Teoria das Inteligências Múltiplas, e a Teoria Histórico-Cultural, com o propósito de encontrar algumas respostas para o entendimento sobre a Inteligência. No quarto e quinto capítulo, estabeleceu-se o diálogo entre a teoria e a empiria, por meio dos procedimentos e das análises dos discursos contidos nesses documentos. Essas análises permitiram evidenciar que os programas desenvolvidos no Estado de Mato Grosso do Sul reproduzem o discurso do Ministério da Educação, isto é, o Estado conduziu seus programas por meio das diretrizes oferecidas pela instância Superior. Os conceitos de Superdotado e Inteligência, contidos nos programas do Estado, expressam a concepção de uma Educação Especial calcada em um modelo medicalizado de educação. Os procedimentos utilizados constituem na maioria, propostas extracurriculares ou destinadas a recursos da comunidade.pt_BR
dc.description.abstractThe objective of this work is to examine the discourse of the programs attending genius students in the Brazilian state of Mato Grosso do Sul, during the period from 1979 to 2001. It deals with the discourse produced in the state by organs responsible for proposing Special Education policies. These documents/projets were elaborated by the State Secretariat for Education through its Directorate for Special Education [Project/1990 and Project/1998] and through the Coordination for Specific Projects. With this objective, an investigative study was done, initially, searching for specialized literature as to the possibility of comprehending the aspects related to genius. In Chapter I we propose to investigate the historical constitution of Education of geniuses. This analysis evidenced that humankind historically sought to understand individuals who manifested a production superior in a given area of knowledge. The second chapter attempted to treat the concepts of Genius and Intelligence, attempting to [re]view the different theoretical positions of the concepts of Intelligence, those that permitted entry in contact with the complexity of the theme. Psychometric Theory, Piagetian theory, the Theory of Multiple Intelligences, the Historico-Cultural Theory were approached with the aim of finding some responses to the comprehension of Intelligence. In the fourth and fifth chapters a dialogue was established between theory and empiria, by means of guidelines offered by the Superior instance. The concepts of the Genius and Intelligence, contained in the State programs, express the conception of Special Education based on a medical model of education. The procedures used constitute in their majority, extracurricular proposals or destined to have the community’s resources.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Especialpt_BR
dc.subjectQuociente de Inteligênciapt_BR
dc.subjectInteligênciapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento Cognitivopt_BR
dc.subjectPolítica Educacionalpt_BR
dc.titleO silêncio da escola pública: um estudo sobre os programas de atendimento aos alunos com indicadores de superdotação no estado de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Anache, Alexandra Ayach-
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande)

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