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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A MOVIMENTAÇÃO DA SOJA DO MUNICÍPIO DE CHAPADÃO DO SUL
Autor(es): JOELSON BATISTA DA SILVA
Primeiro orientador: MICHELE APARECIDA NEPOMUCENO PINTO
Resumo: Dentre os sistemas logísticos de escoamento de grãos do Brasil, o corredor da soja Sul-mato-grossense é destaque no quadro de exportações do complexo soja. Chapadão do Sul, cidade destaque na produção do grão, possui um sistema complexo multimodal com grande capacidade para o escoamento de parte da produção do estado. Diversos fatores são responsáveis pela eficiência dos modais nas malhas de transporte das rotas que saem do município, entre elas, as condições das rodovias, os fatores climáticos que afetam as hidrovias e o encarecimento de custos na reativação de trechos mal planejados de ferrovias históricas, estes por sua vez, acabam influenciando no preço da tonelada de soja. Assim, o presente trabalho buscou analisar a relação entre os entraves logísticos existentes na região do MS, com o panorama do mercado da soja no município. A metodologia deste trabalho inclui revisão bibliográfica sobre logística de transporte (rodoviário e ferroviário), levantamento de dados sobre o preço da soja e fretes em Chapadão do Sul. Utilizou-se uma pesquisa exploratória, com dados secundários de fontes de periódicos e sites institucionais. A gestão da safra no agronegócio é crucial para garantir a produtividade e os lucros. A logística de transporte, especialmente pela rodovia MS-306, enfrenta desafios como elevados custos operacionais e infraestrutura deficiente, impactando a competitividade da soja. A ferrovia, embora mais eficiente, tem capacidade limitada. Conclui-se que melhorias nas estradas, expansão do transporte ferroviário e maior investimento em armazenagem são essenciais para reduzir os custos logísticos e otimizar o escoamento da produção. Palavras-chave: Commodity, Exportações, Transporte de mercadorias, Mato Grosso do Sul.
Abstract: Among the logistics systems for grain flow in Brazil, the Mato Grosso do Sul soybean corridor stands out in the export chart of the soybean complex. Chapadão do Sul, a prominent city in grain production, has a complex multimodal system with great capacity to flow part of the state's production. Several factors are responsible for the efficiency of the modes in the transport networks of the routes that leave the municipality, among them, the conditions of the highways, the climatic factors that affect the waterways and the increased costs of reactivating poorly planned sections of historic railways, which in turn end up influencing the price per ton of soybeans. Thus, this study sought to analyze the relationship between the logistics obstacles existing in the MS region, with the panorama of the soybean market in the municipality. The methodology of this study includes a literature review on transportation logistics (road and rail), and data collection on soybean prices and freight in Chapadão do Sul. An exploratory study was used, with secondary data from journals and institutional websites. The objective was to analyze the soybean logistics system in the region, highlighting the participation of transportation costs in the final price. Harvest management in agribusiness is crucial to ensure productivity and profits. Transportation logistics, especially via the MS-306 highway, faces challenges such as high operating costs and poor infrastructure, impacting the competitiveness of soybeans. The railroad, although more efficient, has limited capacity. It is concluded that improvements in roads, expansion of rail transportation, and greater investment in storage are essential to reduce logistics costs and optimize the flow of production. Key words: Commodity, Exportations, Transport of goods, Mato Grosso do Sul (State, Brazil).
Palavras-chave: Commodity
Exportações
Transporte de mercadorias
Mato Grosso do Sul.
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10548
Data do documento: 2024
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