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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10436
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | ORALIDADE E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DA TEORIA HISTÓRICO CULTURAL |
Autor(es): | RODRIGO AMARO DE SOUZA CORREIA FABYANA FIGUEIREDO ESPINDOLA |
Primeiro orientador: | VIVIANE APARECIDA FERREIRA FAVARETO CACHEFFO |
Resumo: | Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar nas produções científicas da área educacional considerações sobre a aprendizagem da linguagem oral e da linguagem escrita na Educação Infantil (pré-escola), a partir da teoria histórico-cultural. Para tanto, por meio de pesquisa bibliográfica foram selecionados artigos e capítulos de livros que tratavam sobre a aprendizagem e o desenvolvimento da oralidade e da escrita na Educação Infantil. A partir das leituras e análises dos dados, constatamos que a teoria histórico-cultural contribui para a compreensão de que a aprendizagem da linguagem escrita e oral na Educação Infantil (pré escola) é um processo que depende de interações sociais enriquecedoras, da mediação do educador e da inserção da criança em práticas sociais de linguagens que valorizem tanto a oralidade quanto a escrita e promovam a aprendizagem e o desenvolvimento de habilidades preditoras da alfabetização. |
Abstract: | Abstract: This work aims to analyze scientific productions in the area educational considerations about learning oral and written language in Early Childhood Education (preschool), based on historical-cultural theory. To this end, through bibliographical research, articles and book chapters were selected that dealt with the learning and development of speaking and writing in Early Childhood Education. From readings and analyzes of the data, we found that the historical-cultural theory contributes to the understanding that learning written and oral language in Early Childhood Education (pre-school) is a process that depends on enriching social interactions, mediation of educator and the insertion of the child in social language practices that value both the oral as well as written and promote learning and development of skills predictors of literacy. |
Palavras-chave: | Oralidade Escrita Educação Infantil Teoria Histórico-Cultural. |
País: | |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10436 |
Data do documento: | 2024 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia - Licenciatura (CPPP) |
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