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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: ORALIDADE E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DA TEORIA HISTÓRICO CULTURAL
Autor(es): RODRIGO AMARO DE SOUZA CORREIA
FABYANA FIGUEIREDO ESPINDOLA
Primeiro orientador: VIVIANE APARECIDA FERREIRA FAVARETO CACHEFFO
Resumo: Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar nas produções científicas da área educacional considerações sobre a aprendizagem da linguagem oral e da linguagem escrita na Educação Infantil (pré-escola), a partir da teoria histórico-cultural. Para tanto, por meio de pesquisa bibliográfica foram selecionados artigos e capítulos de livros que tratavam sobre a aprendizagem e o desenvolvimento da oralidade e da escrita na Educação Infantil. A partir das leituras e análises dos dados, constatamos que a teoria histórico-cultural contribui para a compreensão de que a aprendizagem da linguagem escrita e oral na Educação Infantil (pré escola) é um processo que depende de interações sociais enriquecedoras, da mediação do educador e da inserção da criança em práticas sociais de linguagens que valorizem tanto a oralidade quanto a escrita e promovam a aprendizagem e o desenvolvimento de habilidades preditoras da alfabetização.
Abstract: Abstract: This work aims to analyze scientific productions in the area educational considerations about learning oral and written language in Early Childhood Education (preschool), based on historical-cultural theory. To this end, through bibliographical research, articles and book chapters were selected that dealt with the learning and development of speaking and writing in Early Childhood Education. From readings and analyzes of the data, we found that the historical-cultural theory contributes to the understanding that learning written and oral language in Early Childhood Education (pre-school) is a process that depends on enriching social interactions, mediation of educator and the insertion of the child in social language practices that value both the oral as well as written and promote learning and development of skills predictors of literacy.
Palavras-chave: Oralidade
Escrita
Educação Infantil
Teoria Histórico-Cultural.
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10436
Data do documento: 2024
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