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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10405
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | CORPOS VI(R)ADOS NO ENSINO DE HISTÓRIA |
Autor(es): | DAMIR WAGNER LOURET JUNIOR |
Primeiro orientador: | APARECIDO FRANCISCO DOS REIS |
Resumo: | Este trabalho delineia o recorte de uma pesquisa desenvolvida junto ao Mestrado Profissional em Ensino de História, ProfHistória, oferecido pela UEMS, Unidade de Campo Grande. O título da dissertação, Corpos vi(r)ados no ensino de História, expressa a abordagem que se pretende, ligada ao ensino de História e às relações dissidentes de sexualidade. O objetivo geral consiste em pesquisar, analisar e descrever o contorno do movimento LGBTI+, em suas diversas fases, a partir de sua organização e resistência no período da ditadura civil-militar. Uma abordagem metodológica qualitativa foi utilizada para realizar essas investigações. O estudo proposto foi realizado a partir de pesquisa bibliográfica e documental. Este trabalho contribui para ampliar o debate sobre as questões de gênero e sexualidade no ensino de História, destacando a importância de uma educação inclusiva e respeitosa com a diversidade. É fundamental que educadores estejam preparados para abordar essas temáticas de forma sensível e consciente, promovendo a transformação social e o respeito aos direitos humanos. |
Abstract: | This work outlines the outline of a research developed together with the Professional Master's Degree in History Teaching, ProfHistória, offered by UEMS, Campo Grande Unit. The title of the dissertation, Bodies vi(r)ated in the teaching of History, expresses the intended approach, linked to the teaching of History and dissident relationships of sexuality. The general objective is to research, analyze and describe the outline of the LGBTI+ movement, in its various phases, based on its organization and resistance during the civil-military dictatorship. A qualitative methodological approach was used to carry out these investigations. The proposed study was carried out based on bibliographic and documentary research. This work contributes to expanding the debate on gender and sexuality issues in History teaching, highlighting the importance of an inclusive and respectful education towards diversity. It is essential that educators are prepared to approach these themes in a sensitive and conscious way, promoting social transformation and respect for human rights. |
Palavras-chave: | Sexualidades Dissidentes Movimento LGBTI+ |
País: | |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10405 |
Data do documento: | 2024 |
Aparece nas coleções: | Ciências Sociais - Bacharelado (FACH) |
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