Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10397
Tipo: Dissertação
Título: Software para avaliação da aprendizagem em Química
Autor(es): Jefferson Costa de Oliveira
Primeiro orientador: Rodrigo Funabashi Jorge
Resumo: RESUMO O objetivo deste projeto de pesquisa foi desenvolver um software educacional com um banco de perguntas voltado para avaliações da aprendizagem de química para o primeiro ano do ensino médio das escolas estaduais do Mato Grosso do Sul. Após o desenvolvimento, o software foi avaliado por professores de química para analisar o impacto dessa tecnologia digital na avaliação da aprendizagem dos alunos. O banco de questões foi elaborado com base na revisão da literatura sobre avaliação diagnóstica, conforme defendido por Luckesi. A metodologia utilizada foi qualitativa, empírica e experimental, incluindo a aplicação de um questionário para identificar o público-alvo do software e um segundo questionário de primeira experiência, baseado na escala de Likert. Como resultado, observou-se que o software impactou positivamente a prática avaliativa dos professores, promovendo uma reflexão mais aprofundada sobre as estratégias de avaliação da aprendizagem dos alunos do primeiro ano do ensino médio.. Os feedbacks indicaram que o software ajudou a identificar áreas de melhoria na avaliação e ofereceu ferramentas úteis para um diagnóstico mais preciso das dificuldades dos alunos. Palavra-chave: avaliação da aprendizagem, TDIC’s, ensino em química, avaliação diagnóstica, software.
Abstract: 
Palavras-chave: Software para avaliação da aprendizagem em Química
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10397
Data do documento: 2024
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Química em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
OLIVEIRA, Jefferson dissertação e produto educacional.pdf3,73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.