Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10361
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A IMPORTÂNCIA DO PAPEL DA FAMÍLIA NO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DA CRIANÇA: CONTRIBUIÇÕES DA NEUROCIÊNCIA NESSE PROCESSO
Autor(es): KESLEY TORRES DOS SANTOS
CAMILA LAIANE SOARES DE OLIVEIRA
Primeiro orientador: JANETE ROSA DA FONSECA
Resumo: Esse artigo tem como objetivo apresentar considerações referentes ao papel da família e explicações da neurociência no desenvolvimento e aprendizagem da criança no contexto escolar, refletindo e ressaltando a importância do papel da família no desenvolvimento da criança. Uma vez que, a pesquisa ocorrerá através de análise dos dados obtidos em pesquisas que abordam o assunto vigente: como a ausência/presença acaba interferindo diretamente na alfabetização e como a neurociência confirma a influência que a família tem neste período. Buscando discorrer as explicações e também as contribuições da neurociência nesse processo de percepções cerebrais que estão envolvidos. Compreendendo assim, a importância do ambiente familiar estar em harmonia com o ambiente escolar, em relação às percepções da criança com os princípios éticos comportamentais no contexto familiar, para com o desenvolvimento escolar da mesma. É uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa, por seu caráter particular de relevância dos estudos sobre família e escola na desenvoltura da aprendizagem e a formação do próprio indivíduo. Salientando que, a participação da família torna-se essencial na trajetória escolar, contribuindo diretamente e de forma significativa, integrando-se imprescindivelmente para desenvolver e acontecer uma educação com qualidade.
Abstract: This article aims to present considerations regarding the role of the family and neuroscience explanations in the child's development and learning in the school context, reflecting and highlighting the importance of the family's role in the child's development. Since, the research will occur through the analysis of data obtained in research that addresses the current issue: how absence/presence ends up directly interfering with literacy and how neuroscience confirms the influence that the family has during this period. Seeking to discuss the explanations and also the contributions of neuroscience in this process of cerebral perceptions that are involved. Understanding, therefore, the importance of the family environment being in harmony with the school environment, in relation to the child's perceptions of behavioral ethical principles in the family context, for the child's academic development. It is a bibliographical research with a qualitative approach, due to its particular relevance of studies on family and school in the development of learning and the formation of the individual. Emphasizing that family participation becomes essential in the school trajectory, contributing directly and significantly, integrating indispensably to develop and provide quality education.
Palavras-chave: Educação
Família
Neurociência
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10361
Data do documento: 2024
Aparece nas coleções:Pedagogia - Licenciatura (CPAQ)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
19726.pdf347,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.