Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10325
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA (PIBID) PARA O DESENVOLVIMENTO DE AULAS PRÁTICAS EM ESCOLAS PÚBLICAS |
Autor(es): | SILVIA ALMEIDA DA SILVA |
Primeiro orientador: | DIRCE FERREIRA LUZ |
Resumo: | Este artigo retrata a importância das aulas práticas no ensino de metodologias ativas, em escolas de tempo integral. Acadêmicos participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), em parceria com o Curso de Ciências biológicas, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), campus de Aquidauana e uma Escola da rede pública de tempo integral, desenvolveram o Projeto Produção de Sabão ecológico, onde, a partir dos critérios metodológicos, e utilizando-se da matéria prima, a graxa proveniente de processos de frituras ficou evidente que educar consiste em preparar o indivíduo para lidar com as necessidades pessoais e os desejos de uma sociedade em constantes mudanças. Indubitavelmente também se constatou a importância do Pibid para os futuros licenciandos.O trabalho de Conclusão de Curso, auxiliou alunos a desenvolver competências e conscientização sobre o descarte correto de óleo de cozinha e destacou a importância da educação ambiental. |
Abstract: | This article presents the importance of practical classes in the teaching of active methodologies in full-time schools. Students participating in the Institutional Teaching Initiation Scholarship Programme (Pibid), in partnership with the Biological Sciences Course of the Federal University of Mato Grosso do Sul (UFMS), Aquidauana Campus, and a full-time public school, developed the Ecological Soap Production Project, where, based on methodological criteria and using the raw material, frying grease, it became clear that education consists in preparing the individual to deal with personal needs and the desires of a constantly changing society. Undoubtedly, the importance of Pibid for future graduates was also confirmed |
Palavras-chave: | Prática Ensino Sabão. |
País: | |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10325 |
Data do documento: | 2024 |
Aparece nas coleções: | Ciências Biológicas - Licenciatura (CPAQ) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
15989.pdf | 478,18 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.