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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10320
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso Artigo de Periódico |
Título: | O professor na educação infantil: desafios na integralização do cuidar, educar e brincar |
Autor(es): | Aramburu, Francieli dos Santos Santos, Mariana Karine Souza dos |
Primeiro orientador: | Santana, Franchys Marizethe Nascimento Gomes, Vera Lucia |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo promover uma reflexão sobre a relevância da integralização do educar, cuidar e brincar para o desenvolvimento integral da criança no cotidiano da educação infantil. Destaca-se os inúmeros desafios para uma práxis que beneficie essas ações ao mesmo tempo que supera-se as dificuldades para encontrar soluções eficazes que assegurem um ambiente de aprendizado enriquecedor e harmonioso. A pesquisa justifica-se pela importância de abordar as práticas pedagógicas na educação infantil que promovem o desenvolvimento holístico. A combinação de cuidar, educar e brincar não é apenas uma necessidade educacional, mas também um direito das crianças, assegurando seu desenvolvimento emocional, social, motor e cognitivo. Como metodologia utilizou-se uma abordagem qualitativa, fundamentada em pesquisa bibliográfica com revisão de literatura e documentos oficiais que norteiam a primeira etapa da educação básica e empírica, com observações realizadas dutante os estágios obrigatórios que compôem a grade curricular do curso de Pedagogia. Conclui-se que a pedagogia da infância deve construir um currículo centrado no caráter lúdico do processo ensiar-aprender, qualificando as interações possíveis entre crianças e adultos. Essa abordagem lúdica não só facilita o aprendizado, mas também promove o desenvolvimento integral das crianças, fortalecendo os laços afetivos e criando um ambiente escolar mais inclusivo e acolhedor. |
Abstract: | This paper aims to promote a reflection on the relevance of integrating education, care, and play for the integral development of children in early childhood education. It highlights the numerous challenges for a praxis that benefits these actions while overcoming difficulties to find effective solutions that ensure an enriching and harmonious learning environment. The research is justified by the importance of addressing pedagogical practices in early childhood education that promote holistic development. The combination of care, education, and play is not only an educational necessity but also a right for children, ensuring their emotional, social, motor, and cognitive development. As for the methodology, a qualitative approach was used, based on bibliographic research with a literature review and official documents that guide the first stage of basic education, as well as empirical research with observations conducted during the mandatory internships that are part of the Pedagogy course curriculum. It is concluded that childhood pedagogy should construct a curriculum centered on the playful nature of the teaching-learning process, enhancing the possible interactions between children and adults. This playful approach not only facilitates learning but also promotes the integral development of children, strengthening affective bonds and creating a more inclusive and welcoming school environment. |
Palavras-chave: | Educar Brincar Pesquisa Educação Infantil |
Editor: | Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10320 |
Data do documento: | 2024 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia - Licenciatura (CPAQ) |
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