Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1031
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Fernandes, Solange Jarcem | - |
dc.date.accessioned | 2012-01-25T11:15:11Z | - |
dc.date.available | 2021-09-30T19:55:13Z | - |
dc.date.issued | 2006 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1031 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo apresentar e analisar o custo/aluno no ano de 2004, de duas escolas da Rede Estadual de Ensino do Estado de Mato Grosso do Sul, no qual procurou identificar os principais elementos que compõem o custo direto de funcionamento dessas escolas com o objetivo de verificar quanto o poder público gasta efetivamente na unidade escolar e comparar o valor levantado com os parâmetros estabelecidos pela política de financiamento do ensino público, política essa focalizada no Ensino Fundamental. Para a composição dos custos levantou-se os seguintes elementos de despesas: salário do pessoal docente e não docente, material permanente, material de consumo, outros serviços (água, luz, telefone, internet), merenda escolar, livro didático e valores recebidos e gerados pela Associação de Pais e Mestres (APM). Analisou-se ainda os Balanços Gerais do Estado e os Demonstrativos Financeiros da Secretaria de Estado de Educação, com o objetivo de levantar o gasto/aluno da Rede Estadual, para efeito de comparação com os valores do custo/aluno realizado na escola. Os custos totais médios levantados apresentam similaridades entre si, o custo da Escola 1 foi de R$ 786,87 e da Escola 2 foi R$ 777,48 com diferença de 1,19%, o que indica uma mensalidade média de R$ 65,00. Ressalta-se, também, que oitenta por cento desses custos referem-se a pagamento de salários para os docentes e não docentes. Quanto as etapas e modalidades de ensino oferecidas por essas escolas, o ensino fundamental apresentou o maior custo/aluno pelo fato de ter sido priorizado pela Política de Financiamento implementada a partir da década de 1990. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Financiamento da Educação | pt_BR |
dc.subject | Política Educacional | pt_BR |
dc.subject | Administração da Educação | pt_BR |
dc.title | Política de financiamento da educação: o custo/aluno de duas escolas da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Fernandes, Maria Dilnéia Espíndola | - |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Solange Fernandes.pdf | 974,32 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.