Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10290
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A obra: O Pequeno Príncipe como possibilidade exploratória do imaginário das crianças do Ensino Fundamental I |
Autor(es): | LAISA ADRIANA SILVA GOMES MARIANA GARCIA DE PINHO CAMPOS |
Primeiro orientador: | JANAINA NOGUEIRA MAIA CARVALHO |
Resumo: | O presente texto emerge de um recorte do Projeto de Extensão intitulado “Atuação e Formação Docente: um encontro com o Pequeno Príncipe, de Antoine Saint-Exupéry”, do Campus de Aquidauana, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem por objetivo utilizar o clássico infanto-juvenil para demonstrar como a ancestral arte da contação de histórias pode ser uma importante ferramenta pedagógica; pois, apresenta a literatura de uma maneira lúdica e mais atraente para um público que, embora sabendo ler, não tem o hábito da leitura (crianças e adolescentes). Apoiando-se em estudos desenvolvidos por pesquisadores da área da educação, o projeto sublinha uma metodologia para o desenvolvimento da obra na íntegra, para as crianças do Ensino Fundamental I; explorando e discutindo seus variados contextos e sua simbologia, bem como o desenho, interpretação textual e visual. Dessa forma, apresentam-se, nestes estudos, o projeto, as ações e o resultado como uma forma de possibilidade de ampliação da Cultura Literária. Enfatiza-se o fato de que desenvolver nas crianças o prazer pela leitura destaca a correlação entre a arte, a cultura e as outras formas do saber como parte integrante do processo de aprendizagem |
Abstract: | This text emerges from an excerpt from the Extension Project entitled “Acting and Teaching Training: a meeting with the Little Prince, by Antoine Saint-Exupéry”, from the Aquidauana Campus, of the Federal University of Mato Grosso do Sul. It aims to use the children's classic to demonstrate how the ancient art of storytelling can be an important pedagogical tool; therefore, it presents literature in a playful and more attractive way for an audience that, although knowing how to read, is not in the habit of reading (children and teenagers). Based on studies developed by researchers in the field of education, the project highlights a methodology for developing the work in its entirety, for children in Elementary School I; exploring and discussing its varied contexts and symbolism, as well as design, textual and visual interpretation. In this way, in these studies, the project, actions and results are presented as a form of possibility for expanding Literary Culture. It is emphasized that developing children's pleasure in reading highlights the correlation between art, culture and other forms of knowledge as an integral part of the learning process. |
Palavras-chave: | Contação de história Imaginação Aprendizagem. |
País: | |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10290 |
Data do documento: | 2024 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia - Licenciatura (CPAQ) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
2644.pdf | 1,36 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.