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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Psicomotricidade na Educação Infantil
Autor(es): NATALY APARECIDA OLIVEIRA DA SILVA
DIOGO MORAES SIMAO
Primeiro orientador: FRANCHYS MARIZETHE NASCIMENTO SANTANA
Resumo: Este artigo tem por objetivo destacar a relevância da psicomotricidade na Educação Infantil, analisando seus fundamentos teóricos e os benefícios, pois acredita-se que é uma área importante para o desenvolvimento integral das crianças, envolvendo e estimulando aspectos motores, cognitivos e emocionais. Apesar do reconhecimento teórico da dimensão da psicomotricidade, observa-se uma lacuna significativa na aplicação prática desse conhecimento nas instituições de ensino infantil. Isso compromete o desenvolvimento motor, cognitivo e emocional das crianças. A implementação adequada da psicomotricidade pode promover habilidades essenciais nas crianças, como coordenação motora, percepção espacial e equilíbrio emocional. Esse desenvolvimento integral é crucial para a formação de bases sólidas para a aprendizagem e socialização futura. Utilizou-se uma abordagem descritiva e exploratória, tendo como embasamento teórico alguns autores e documentos oficiais, que garantem o pleno desenvolvimento das crianças nesta primeira etapa da educação básica. Para completar os estudos utilizou-se a pesquisa empírica por meio das observações, durante os Estágios Obrigatórios realizados no Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/ Campus de Aquidauana, como coleta de dados. Durante os estágios percebeu-se que a interação dos alunos em sala de aula é crucial para o seu desenvolvimento social e cognitivo. Além disso, é necessário que o ambiente seja acolhedor e que os professores estejam atentos para promover uma atmosfera inclusiva e receptiva para todos os alunos participarem. Recomenda-se a formação contínua dos educadores e a implementação de atividades práticas e lúdicas que incorporem princípios psicomotores no cotidiano escolar, ressaltando que o educador é o principal mediador de conhecimento para os alunos, e precisa estar ciente da importância do brincar, para o desenvolvimento integral da criança.
Abstract: Psychomotricity is believed to be an important area for the full development of children as it stimulates motor, cognitive and emotional aspects. Therefore, this paper aims to highlight the relevance of psychomotricity in Early Childhood Education by analyzing its theoretical foundations and benefits. Despite the theoretical recognition of the dimension of psychomotricity, there is a significant gap regarding the practical application of this knowledge in early childhood education institutions. Thus, it compromises the motor, cognitive and emotional development of children. However, the proper implementation of psychomotricity can promote essential skills for children, such as motor coordination, spatial perception and emotional balance. This full development is crucial to the formation of solid foundations for future learning and socialization. A descriptive and exploratory approach was used with the theoretical basis of some authors and documents that guarantee the full development of children at that first stage of education. Empirical research through observations with data collection from internships conducted by the Pedagogy Course at the Federal University of Mato Grosso do Sul/Aquidauana Campus was also used. It was noticed that the interaction of students in the classroom is crucial to their social and cognitive development. In addition, it is necessary that the environment be welcoming and that teachers be attentive to promoting an inclusive and receptive atmosphere for all students to participate. In this context, continuous training of educators and the implementation of practical and playful activities that incorporate psychomotor principles into the school routine are recommended. The role of the educator as the main knowledge mediator for students and the awareness of the importance of play for the full development of children should also be emphasized.
Palavras-chave: Desenvolvimento
Educação Infantil
Psicomotricidade.
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10168
Data do documento: 2024
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