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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Trilhando a cirurgia segura: efetividade de jogos sérios no conhecimento de graduandos de enfermagem
Autor(es): WINOLA DAFNY DOUGLAS DE OLIVEIRA
MARIA EDUARDA LEITE PINTO GHIROTTI
Primeiro orientador: BEATRIZ MARIA JORGE
Resumo: Introdução: um dos níveis de atenção hospitalar mais suscetíveis a erros é o terciário, em específico os Centros Cirúrgicos. Nas últimas décadas, a segurança do paciente tem se tornado um dos assuntos prioritários na área da saúde e é uma das principais metas almejadas pelas instituições de saúde na busca por uma assistência de qualidade, livre de danos e eventos adversos. Pensando nas competências que devem ser adquiridas pelo enfermeiro, é necessário que a temática seja abordada com os estudantes da área da saúde. Para isso, as instituições de ensino superior têm inserido metodologias ativas com o intuito de melhorar o aprendizado e a aplicação prática de conhecimentos. Objetivo: Comparar o conhecimento sobre segurança cirúrgica em alunos de um curso de graduação em enfermagem antes e após aplicação do jogo de tabuleiro “Trilhando a Cirurgia Segura”. Metodologia: Trata-se de um estudo quase-experimental. Com estudantes de enfermagem , regularmente matriculados na disciplina Enfermagem Perioperatória. Após aceite e assinatura do TCLE, os participantes foram convidados a preencherem um instrumento de caracterização, e responderam a um questionário com objetivo de avaliar o conhecimento dos alunos, contendo 10 questões de múltipla escolha, com quatro opções de resposta, aplicados antes e após a realização do jogo de tabuleiro “Trilhando a Cirurgia Segura”. Resultados e discussão: Considera-se o Serious game uma metodologia ativa eficaz para despertar o interesse dos estudantes por determinado assunto, tal método utiliza jogos educativos com a metodologia de ensino-aprendizagem criando situações envolventes e desafiadoras, possibilitando aos participantes uma autorreflexão sobre seu desempenho. Participaram do estudo 16 alunos, sendo 13 do sexo feminino (81,25%) e 3 do sexo masculino (18,75%), tendo idades entre 21 a 38 anos. Observou-se dificuldades em correlacionar o jogo com perguntas mais específicas da disciplina, principalmente sobre o papel assistencial e gerencial do enfermeiro no centro cirúrgico, levando o aluno a questionar-se e refletir sobre as fragilidades ainda presentes nesse conteúdo. Conclusão: a aplicação do jogo “Trilhando a Cirurgia Segura”, induziu à reflexão sobre a importância da disciplina perioperatória em enfermagem, além de estimular os alunos sobre a importância do papel do enfermeiro no centro cirúrgico e na recuperação pós-anestésica. Além disso, é importante considerar a relevância do método no contexto de sala de aula, no qual muitas vezes pode se apresentar como um ambiente de ansiedade e estresse para os estudantes. A utilização de métodos ativos contribui no desenvolvimento de habilidades e de raciocínio clínico, além de deixar o ambiente descontraído.
Abstract: Introduction: one of the levels of hospital care most susceptible to errors is the tertiary level, specifically Surgical Centers. In recent decades, patient safety has become one of the priority issues in the healthcare sector and is one of the main goals sought by healthcare institutions in the search for quality care, free from harm and adverse events. Thinking about the skills that must be acquired by nurses, it is necessary that the topic be addressed with students in the health field. To this end, higher education institutions have introduced active methodologies with the aim of improving learning and the practical application of knowledge. Objective: To compare the knowledge about surgical safety in students of an undergraduate nursing course before and after applying the board game “Trilhando a Cirurgia Segura”. Methodology: This is a quasi-experimental study. With nursing students, regularly enrolled in the Perioperative Nursing discipline. After accepting and signing the TCLE, participants were invited to fill out a characterization instrument, and responded to a questionnaire with the aim of evaluating students' knowledge, containing 10 multiple-choice questions, with four answer options, applied before and after the carrying out the board game “Tracking Safe Surgery”.Results and discussion: The Serious game is considered an effective active methodology to arouse students' interest in a given subject. This method uses educational games with the teaching-learning methodology, creating engaging and challenging situations, enabling participants to self-reflect on their performance. 16 students participated in the study, 13 females (81.25%) and 3 males (18.75%), aged between 21 and 38 years old. Difficulties were observed in correlating the game with more specific questions about the discipline, mainly about the care and management role of nurses in the surgical center, leading the student to question themselves and reflect on the weaknesses still present in this content. Conclusion: the application of the game “Trilhando a Cirurgia Segura” induced reflection on the importance of the perioperative discipline in nursing, in addition to encouraging students about the importance of the nurse's role in the surgical center and in post-anesthesia recovery. Furthermore, it is important to consider the relevance of the method in the classroom context, which can often present itself as an environment of anxiety and stress for students. The use of active methods contributes to the development of skills and clinical reasoning, in addition to creating a relaxed environment.
Palavras-chave: Cuidados de enfermagem
Educação em enfermagem
Jogos experimentais
Tecnologia educacional
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10166
Data do documento: 2024
Aparece nas coleções:Enfermagem - Bacharelado (CPTL)

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