Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10107
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | PERCEPÇÃO DE PROFISSIONAIS DE EQUIPE MULTIDISCIPLINAR SOBRE A AUTOLESÃO EM ADOLESCENTES: REFLEXÕES ACERCA DO PAPEL DA FAMÍLIA |
Autor(es): | GIOVANNA APARECIDA LARRÉA CORRÊA |
Primeiro orientador: | BIANCA CRISTINA CICCONE GIACON ARRUDA |
Resumo: | Considerando a complexidade das questões que envolvem a autolesão em adolescentes e sua relação com fatores familiares, escolares e sociais, este estudo teve como objetivo geral conhecer a vivência de profissionais de equipes multidisciplinares de acompanhamento pedagógico, psicossocial e de saúde no contexto escolar, em relação à família de adolescentes com comportamento de autolesão deliberada. Para que isso fosse possível, foi realizado um estudo de abordagem qualitativa, descritivo-exploratório, com 25 profissionais de equipes multidisciplinares de acompanhamento pedagógico, psicossocial e de saúde de cinco campi de uma instituição federal de ensino do estado de mato grosso do sul. No caso da coleta de dados, foi feita por meio da técnica de grupo focal e análise de conteúdo do tipo temática. Como resultado, duas categorias temáticas foram adotadas: a percepção da equipe em relação à família, destacando suas fragilidades e potencialidades no contexto do adolescente que apresenta autolesão, e a colaboração entre a equipe e a família. Isso permite concluir que a integração entre escola, família e saúde é essencial, e estratégias que promovam o diálogo, a capacitação e o envolvimento familiar podem ajudar no cuidado e a prevenção da autolesão. |
Abstract: | Considering the complexity of self-injurious behavior in adolescents and its association with family, school and social factors, this study aimed to understand the experience of professionals from multidisciplinary pedagogical, psychosocial and health monitoring teams in the school context, in relation to the family of adolescents with deliberate self-harm behavior. To this end, a qualitative, descriptive-exploratory study was carried out with 25 professionals from multidisciplinary pedagogical, psychosocial and health monitoring teams from five campuses of a federal educational institution in the state of Mato Grosso do Sul. Data collection was through focus group technique and thematic content analysis. As a result, two thematic categories emerged: the team's perception in relation to the family, highlighting its weaknesses and potentialities in the context of the adolescent who presents self-injury, and the collaboration between the team and the family. This allows us to conclude that integration between school, family and health is essential, and strategies that promote dialogue, training and family involvement can enhance care and prevention of self-harm. |
Palavras-chave: | Autolesão Adolescência Família Saúde Mental Equipe Multidisciplinar |
País: | |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Restrito |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10107 |
Data do documento: | 2024 |
Aparece nas coleções: | Enfermagem - Bacharelado (INISA) |
Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.