Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10096
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSTHEFANY BEATRIZ DE SOUZA-
dc.date.accessioned2024-12-01T14:19:03Z-
dc.date.available2024-12-01T14:19:03Z-
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10096-
dc.description.abstractThe objective is to report part of my experience throughout the course of the Degree in Pedagogy at the Federal University of Mato Grosso do Sul (campus Três Lagoas). As this experience is central to my participation in the course's Pedagogical Residency Program (PRP), I call it case experience. From a methodological point of view, this report is not characterized as a case study or autobiographical study as it distances itself from the aforementioned methodologies. We move between the contextualization of a field, the Residency Program in the Pedagogy course (CPTL/UFMS) and the subjective specificity that avoids exegeting the program, as it is a cut of the subject's reality. . The case experience is characterized by narrating, writing and forgetting in the first person, the specificity of my experience based on the experiences I brought with me as a black, working woman. The report is justified by emphasizing initiation into teaching within a degree course, expanding early student activity in the training context. Thus, in addition to my subjectivity, I focus on studies (references) that focus on the internship, in its dimension of praxis (reflection and action), as a component of the degree course, black feminism (or popular and intersectional) and cultural studies. I conclude that, through supervised interventions carried out with the 2nd year class of elementary school in the literacy stage, the PRP is characterized as fundamental for the training of future teachers from the perspective of praxis.. Participation indicates assertive results in the classroom context measured in the involvement in activities by the participating collective. Through the exchange of experiences brought as a subject, the collective also changed with the guided and supervised PRP experiences.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectExperiência de caso. Programa Residência Pedagógica. Curso de Pedagogia.-
dc.subject.classificationCiências Humanaspt_BR
dc.titleRELATO DE EXPERIÊNCIA OU EXPERIÊNCIA DE CASO NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1CHRISTIAN MULEKA MWEWA-
dc.description.resumoObjetivo relatar parte da minha experiência ao longo do percurso no curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (campus Três Lagoas). Como essa experiência encontra centralidade na minha participação no Programa Residência Pedagógica (PRP) do curso, a denomino de experiência de caso. Do ponto de vista metodológico o presente relato não se caracteriza como estudo de caso ou estudo autobiográfico por se distanciar das referidas metodologias. Transitamos entre a contextualização de um campo, o Programa Residência no curso de Pedagogia (CPTL/UFMS) e a especificidade subjetiva que se furta de fazer uma exegese do programa, pois trata-se de um recorte da realidade do sujeito. A experiência de caso se caracteriza por narrar, escrever e esquecer na primeira pessoa, a especificidade da minha experiência a partir das vivências que eu trazia comigo como mulher negra e trabalhadora. O relato se justifica por enfatizar a iniciação à docência no interior de um curso de licenciatura ampliando a atuação discente precoce no contexto formativo. Assim, para além da minha subjetividade, transito em estudos (referências) que tematizam o estágio, na sua dimensão da práxis (reflexão e ação), como componente do curso de licenciatura, feminismo negro (ou popular e interseccional) e estudos culturais. Concluo que, através das intervenções supervisionadas e realizadas com a turma do 2º ano do ensino fundamental na etapa de alfabetização, o PRP se caracteriza como fundamental para a formação de futuras professoras na perspectiva da práxis. A participação indica resultados assertivos no contexto da sala de aula mensuradas no envolvimento nas atividades pelo coletivo participante. Por meio da troca de experiências trazidas como sujeito, o coletivo modificou-se, também, com as vivências do PRP orientadas e supervisionadas.pt_BR
dc.publisher.countrynullpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia - Licenciatura (CPTL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
8031.pdf711,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.