Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10044| Tipo: | Artigo de Evento |
| Título: | Uso de Arduino e Micro:bit para apoiar a Educação Básica: uma Revisão Sistemática da Literatura |
| Autor(es): | PEDRO HENRIQUE CONTE DE ARAUJO |
| Primeiro orientador: | AMAURY ANTONIO DE CASTRO JUNIOR |
| Resumo: | Este trabalho explora a relação interdisciplinar da Computação com as demais áreas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que define as aprendizagens essenciais para a Educação Básica (EB). A partir de uma revisão sistemática da literatura, foram analisadas ferramentas, estratégias e metodologias que consideram as placas Arduino e Micro:bit, aplicadas na EB. Observou-se que, embora exista um ecossistema de apoio a essas tecnologias, a maioria das propostas está concentrada nas áreas de Matemática e Ciências da Natureza. Além da escassez de aplicações em outras áreas, há uma demanda por materiais didáticos e formação de professores. Essas ações podem contribuir para o uso dessas tecnologias no ensino de Linguagens e Ciências Humanas. |
| Abstract: | This study explores the interdisciplinary relationship of Computing with other areas of the National Common Curricular Base (BNCC), which defines essential learning objectives for K-12 Education. Through a systematic literature review, various tools, strategies, and methodologies involving Arduino and Micro:bit boards applied in the K-12 were analyzed. It was observed that, although there is a support ecosystem for these technologies, most proposals are concentrated in the areas of Mathematics and Natural Sciences. In addition to the scarcity of applications in other fields, there is a demand for educational materials and teacher training. These actions can contribute to the use of these technologies in the teaching of Languages and Humanities. |
| Palavras-chave: | Educação Básica Arduino Micro:bit |
| País: | |
| Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
| Sigla da Instituição: | UFMS |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10044 |
| Data do documento: | 2024 |
| Aparece nas coleções: | Engenharia de Computação - Bacharelado (FACOM) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|
| 19254.pdf | 144,5 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

